1 Moisés subiu da planície de Moabe para o monte Nebo, ao topo do monte Pisga, que está na frente de Jericó. O SENHOR mostrou-lhe toda a terra: desde Gileade a Dã, 2 toda a região de Naftali, o território de Efraim e Manassés, toda a terra de Judá até o mar do oeste, 3 a região sul de Canaã e a planície de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. 4 Depois o SENHOR disse a Moisés: — Esta é a terra que prometi a Abraão, Isaque e Jacó. Eu disse: “Darei esta terra aos seus descendentes”. Deixei que você a visse, mas não entrará nela.
5 Então Moisés, o servo do SENHOR, morreu na terra de Moabe, tal como o SENHOR tinha dito. 6 O SENHOR o enterrou na terra de Moabe, perto de Bete-Peor, mas até hoje ninguém sabe exatamente onde fica o lugar em que foi enterrado. 7 Moisés ainda tinha toda a sua força e enxergava claramente quando morreu com cento e vinte anos de idade. 8 Durante trinta dias os israelitas choraram e fizeram luto por Moisés, na planície de Moabe.
9 Então Josué, filho de Num, ficou cheio do espírito de sabedoria, porque Moisés tinha imposto as suas mãos sobre ele. E os israelitas o obedeceram e fizeram o que o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
10 Nunca houve outro profeta em Israel como Moisés, com quem o SENHOR falasse face a face. 11 Nem outro profeta que fizesse os sinais e os milagres que o SENHOR lhe mandou fazer no Egito, contra o faraó, contra os seus ministros e contra o seu país. 12 Também nunca ninguém teve tanto poder como Moisés demonstrou ter quando fez os seus grandes milagres diante do povo de Israel.