1 Lembre-se do seu Criador nos dias da sua juventude, antes que cheguem os maus tempos e o perturbe a velhice. Assim não terá que dizer: “Gastei inutilmente a minha vida”.
2 Considere sempre ao seu Criador enquanto é ainda jovem, antes que chegue o momento em que o sol, a lua e as estrelas se apaguem para você, e cheguem as dificuldades uma após a outra como uma tempestade atrás da outra.
3 Quando chegar esse tempo, os seus braços perderão a força; as suas pernas se enfraquecerão e se dobrarão; cairão os seus dentes e não poderá morder bem a comida; e sua visão ficará embaçada.
4 Não ouvirá bem, não ouvirá o barulho nas ruas, nem sequer o da pedra que mói seu trigo. Não ouvirá o cantar das mulheres, mas o canto de um pássaro o acordará na madrugada porque não poderá dormir.
5 Temerá as alturas e o tropeçar com alguma coisa no caminho. Seu cabelo se tornará branco como as flores de uma árvore de amêndoas. Se arrastará como um gafanhoto quando ande. Perderá o desejo de viver. Depois irá para o seu lar eterno. Sempre há pranteadores nas ruas.
6 Lembre-se do seu Criador antes que se rompam as cordas de prata, e se quebre o cálice de ouro, e se rompa o cântaro contra a fonte, e se despedace a polia do poço.
7 Seu corpo veio da terra, e quando morrer, voltará para a terra. Mas seu espírito veio de Deus e quando morrer, voltará para Deus.
8 Isto é a maior de todas as ilusões! O Mestre disse que tudo isto é ilusório.
9 O Mestre foi muito sábio e usou sua inteligência para educar as pessoas. Estudou e preparou cuidadosamente grande quantidade de sábios ensinos. 10 Se esforçou muito para encontrar as palavras certas e escreveu os seus ensinos, que são a mais pura verdade.
11 As palavras dos sábios são como aguilhões, e as coleções de ditos são como varas pontudas, dadas por um só pastor. 12 Portanto, filho, estude estes ensinos, mas tenha cuidado com outros livros. O povo sempre escreve livros e muito estudo o cansará.
13 Agora bem, que ensino se pode tirar deste livro quando tudo já foi falado? Que o melhor que o ser humano pode fazer é honrar e respeitar a Deus, o que se traduz pela obediência aos seus mandamentos. 14 Deus conhece tudo o que o povo faz de bom e de mau, até o mais secreto, e ele vai julgar tudo isso.