1 Existe um momento certo para tudo; tudo o que acontece debaixo do céu acontece de acordo com um plano.
2 Existe um momento certo para nascer e outro para morrer; um momento certo para plantar e outro para arrancar as plantas.
3 Existe um momento certo para matar e outro para curar; um momento certo para destruir e outro para construir.
4 Existe um momento certo para chorar e outro para rir; um momento certo para estar triste e outro para pular de alegria.
5 Existe um momento certo para espalhar pedras e outro para ajuntá-las; um momento certo para abraçar e outro para deixar de abraçar.
6 Existe um momento certo para procurar e outro para deixar de procurar. Existe um momento certo para guardar e outro para descartar.
7 Existe um momento certo para rasgar e outro para costurar; um momento certo para ficar em silêncio e outro para falar.
8 Existe um momento certo para amar e outro para odiar; um momento certo para fazer guerra e outro para fazer paz.
9 Qual a vantagem que o trabalhador consegue a mais trabalhando tanto? 10 Tenho visto todo o duro trabalho que Deus deu aos homens para mantê-los ocupados. 11 Tudo acontece no seu devido tempo. Mesmo assim, Deus pôs na mente humana a habilidade de entender o passo do tempo, embora ninguém consiga entender completamente a obra de Deus desde o começo até o fim.
12 Aprendi que a única boa escolha que a gente pode fazer é ser feliz e desfrutar enquanto viver, 13 pois Deus quer que todos comam, bebam e desfrutem do seu trabalho. Poder desfrutar deste tipo de vida é um dom de Deus.
14 Aprendi que tudo o que Deus faz dura para sempre e que os homens não podem acrescentar nem tirar nada ao que Deus faz: Deus fez que isso fosse assim para que a gente o respeite. 15 O que acontece agora, já tinha acontecido; o que vai acontecer, já aconteceu. Deus se encarregará do que está além da comprensão dos homens.
16 Também percebi algo mais que acontece aqui, “debaixo do sol”: nos tribunais reina a maldade e a injustiça, sendo que ali deveria reinar a honestidade e a justiça. 17 Portanto pensei: “Deus tem planejado um momento certo para julgar tudo o que faz o povo. Ele julgará tanto a bons como a maus”.
18 Pensei também no que o povo faz, e disse para mim mesmo: “Deus está testando as pessoas para que comprovem que elas não têm nenhuma vantagem sobre os animais”. 19 Achar que existe alguma vantagem para o ser humano sobre o animal é ilusório: ambos morrem e também ambos respiram e vivem. Tudo isso não faz sentido. 20 Tanto o ser humano como o animal vão para um mesmo lugar, vêm do pó e para o pó voltarão. 21 Quem sabe o que acontece com o espírito de um animal? Será mesmo que o espírito de um homem sobe às alturas e o de um animal desce para a terra?
22 Portanto percebi que o melhor que se pode fazer é desfrutar do seu trabalho. Isso é tudo o que se tem. O povo não deveria se preocupar com o futuro porque ninguém pode lhe dizer o que vai acontecer.