1 É melhor ter um bom nome do que ter um bom perfume. O dia no qual se morre é muito melhor do que o dia no qual se nasce.
2 É melhor ir para um funeral que sair para uma festa, porque todos devem morrer, e os que estão vivos devem aceitar isso.
3 A dor é muito melhor que o riso, porque quando estamos tristes, tentamos ser bons.
4 O sábio pensa na morte, mas o que carece de entendimento só pensa em se divertir.
5 É melhor ser criticado por um homem sábio, do que ser louvado por alguém que carece de entendimento.
6 O riso dos tolos é como o crepitar da lenha que se queima no fogão, e também não faz sentido.
7 Até um homem sábio se esquecerá da sua sabedoria se alguém lhe pagar um bom suborno. Esse dinheiro irá corromper seu entendimento.
8 É melhor acabar alguma coisa do que começá-la. É melhor ser gentil e paciente do que ser orgulhoso e ansioso.
9 Não se irrite com facilidade, porque irritar-se é uma tolice.
10 Não é inteligente se perguntar: Por que os dias passados foram melhores do que estes?
11 Ser sábio é como ser rico. Na realidade, o sábio conseguirá muita riqueza. 12 A sabedoria e o dinheiro podem protegê-lo, mas é muito melhor ter sabedoria porque esse conhecimento pode salvar a sua vida.
13 Observe a criação de Deus. Você não pode mudar nem uma só coisa ainda que pense que está mal. 14 Desfrute os bons tempos; mas quando estiver em dificuldades lembre-se que Deus nos dá momentos bons e maus, e que ninguém sabe o que virá no futuro.
15 Na minha curta vida tenho visto todo tipo de situação: gente boa que morre jovem e gente má que vive muito tempo.
16 Não é necessário chegar aos limites da honestidade e da sabedoria. Para que tentar acabar consigo mesmo?
17 Não é necessário chegar aos limites da maldade e da insensatez. Para que morrer antes de tempo?
18 É melhor segurar bem isto, sem soltar aquilo da mão. Quem tem respeito por Deus sairá bem em tudo isso.
19 A sabedoria dá força, um sábio vale mais do que dez prefeitos.
20 Não existe ser humano que consiga fazer sempre o que Deus considera que é certo. Todos, de alguma forma, já pecaram em algum momento das suas vidas.
21 Não é necessário ficar prestando atenção a tudo o que diz o povo, assim não ouvirá quando falar mal de você quem está ao seu serviço, 22 pois sabe muito bem que também muitas vezes você falou mal dos outros.
23 Tudo isso pensei com sabedoria, pois eu queria ser sábio, mas foi impossível para mim. 24 Não consigo entender o porquê das coisas serem como são. Isso é muito difícil de entender. 25 Estudei e tentei encontrar a verdadeira sabedoria, uma razão para cada coisa, e aprendi que não faz sentido ser mau e que é insensato agir como um tolo. 26 Também encontrei que certas mulheres são tão perigosas como uma armadilha, o coração delas é como uma rede e os seus braços são como correntes. É melhor morrer que cair nas suas redes. O seguidor de Deus se afasta delas; mas o pecador cairá nas suas redes.
27 Disse o Mestre: “Tentei dar coerência a tudo isto para ver que resposta podia encontrar. 28 Sempre pensei que este ditado fosse verdade: ‘Em mil pessoas, você encontrará apenas um homem bom, mas nenhuma boa mulher!’ 29 Isso é o que finalmente descobri ser verdade: Deus fez todas as pessoas boas. Mas todas elas encontraram maneiras de serem más”.