1 Jetro, sacerdote de Midiã e sogro de Moisés, soube de tudo o que Deus tinha feito por Moisés e pelo seu povo Israel, de como o SENHOR os tinha tirado do Egito. 2 Então Jetro foi se encontrar com Moisés e levou também Zípora, a esposa de Moisés. Zípora não estava com Moisés porque ele a tinha mandado para casa do seu sogro Jetro, e Jetro a tinha recebido. 3 Jetro também levou os dois filhos de Zípora. Um dos filhos se chamava Gérson, porque Moisés disse: “Eu era um imigrante, numa terra estrangeira”. 4 O outro se chamava Eliézer, porque Moisés disse: “O Deus do meu pai é quem me ajuda. Ele me salvou da espada do faraó”. 5 Jetro, sogro de Moisés, veio com a esposa de Moisés e os seus filhos, ao monte de Deus, no deserto, onde Moisés estava acampado.
6 E Jetro mandou dizer a Moisés: — Eu, Jetro, o seu sogro, venho visitar você e trago também a sua esposa e os seus dois filhos.
7 Moisés saiu para receber o seu sogro, inclinou-se diante dele e o saudou com um beijo no rosto. Depois de se cumprimentarem, entraram na tenda. 8 E Moisés contou ao seu sogro tudo o que o SENHOR tinha feito ao faraó e aos egípcios para ajudar o povo de Israel. Também contou todas as dificuldades que tinham encontrado no caminho e como o SENHOR os tinha salvo. 9 Jetro ficou muito contente ao ouvir todas as coisas boas que o SENHOR tinha feito para salvar Israel do poder do Egito 10 e disse: — Bendito seja o SENHOR que salvou vocês do poder do Egito e do faraó.
11 Agora sei que o SENHOR é maior do que todos os deuses, porque ele salvou o povo do poder do Egito quando os egípcios os estavam maltratando.
12 Jetro, o sogro de Moisés, ofereceu um animal em sacrifício a Deus e fez outras ofertas. E Aarão e os líderes de Israel comeram com o sogro de Moisés na presença de Deus.
13 No dia seguinte Moisés sentou-se para julgar as questões do povo. As pessoas ficavam o dia todo em pé, diante dele. 14 Quando o sogro de Moisés viu a maneira como Moisés estava tratando o povo, lhe perguntou: — O que é que está fazendo? Por que só você é quem julga o povo, enquanto as pessoas ficam em pé todo o dia?
15 Moisés respondeu ao seu sogro: — Porque o povo vem me procurar para saber a vontade de Deus.
16 Quando existe algum problema, eles vêm a mim e eu decido quem tem razão. Eu faço com que eles conheçam as leis e os mandamentos de Deus.
17 Mas o sogro de Moisés disse: — O que está fazendo não é bom.
18 Você e o seu povo vão ficar cansados. Este trabalho é muito difícil para você, não deve fazer isso sozinho. 19 Agora ouça o que vou dizer, vou lhe dar um conselho e que Deus o ajude. Continue sendo o representante do povo diante de Deus e siga apresentando as dificuldades do povo diante dele. 20 Ensine-lhes as leis e os mandamentos e faça com que eles saibam como devem viver e o que devem fazer. 21 Mas escolha, entre o povo, homens capazes, que temam a Deus, homens sinceros, que não se deixem subornar e faça com que eles também tenham autoridade sobre o povo. Nomeie esses homens como chefes de grupos de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas. 22 O trabalho deles deverá ser julgar o povo a qualquer momento. Eles julgarão os casos mais simples e apresentarão a você os casos mais difíceis. Assim esses homens dividirão o trabalho com você e farão o seu trabalho mais fácil. 23 Se você fizer tudo isto, e se assim Deus ordenar, então será capaz de suportar o seu trabalho e todo o povo irá em paz para as suas casas.
24 Moisés seguiu o conselho do seu sogro e fez tudo o que ele tinha dito. 25 Escolheu homens capazes entre todo o povo de Israel e os nomeou chefes do povo: chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas. 26 Eram eles que geralmente administravam a justiça entre os israelitas. Mas apresentavam os casos mais difíceis a Moisés. Os mais fáceis, eles mesmos resolviam.
27 Então Moisés se despediu do seu sogro e Jetro regressou à sua terra.