1 Deus disse a Moisés: — Suba até onde estou eu, o SENHOR, e traga com você Aarão, Nadabe, Abiú e setenta dos líderes de Israel. De longe, inclinem-se em adoração.
2 Somente Moisés poderá se aproximar de mim, o SENHOR, os outros não. O povo não poderá subir com ele.
3 Então Moisés foi dizer ao povo o que o SENHOR tinha dito e as ordens que ele tinha dado. E o povo disse: — Faremos tudo o que o SENHOR ordenou!
4 Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR e na manhã seguinte, levantou-se cedo e construiu um altar perto do monte. Fez o altar com doze pedras sagradas, cada pedra representava uma das doze tribos de Israel. 5 Depois mandou alguns jovens israelitas oferecerem sacrifícios ao SENHOR. Eles ofereceram novilhos queimados, em sinal de paz.
6 Moisés guardou metade do sangue em bacias e derramou a outra metade sobre o altar. 7 Depois, Moisés pegou no Livro da Aliança, onde estavam escritas as leis, e as leu em voz alta para o povo ouvir. E o povo disse: — Faremos tudo o que o SENHOR ordenou e seremos obedientes.
8 Então Moisés foi buscar o sangue que estava nas bacias e aspergiu o povo com ele, dizendo: — Este é o sangue da aliança que o SENHOR fez com vocês, com base no cumprimento destes mandamentos.
9 Depois disto, Moisés subiu ao monte com Aarão, Nadabe, Abiú e setenta dos líderes de Israel. 10 E eles viram o Deus de Israel: debaixo dos seus pés havia um pavimento feito de safiras, de um azul tão claro como o azul do céu. 11 Os chefes israelitas viram Deus e Deus não os castigou, mas comeram e beberam em comunhão.
12 O SENHOR disse a Moisés: — Suba ao monte e espere lá por mim, para eu lhe dar as tábuas de pedra. Nelas, eu escrevi a lei e os mandamentos para você ensinar ao povo.
13 Então, Moisés e o seu servo Josué levantaram-se e subiram ao monte de Deus. 14 Mas antes, Moisés disse aos líderes: — Esperem aqui por nós. Aarão e Hur ficarão aqui com vocês. Quem tiver alguma questão por resolver, poderá falar com eles.
15 Moisés subiu ao monte e uma nuvem cobriu o monte. 16 A glória do SENHOR desceu sobre o monte Sinai. A nuvem cobriu o monte durante seis dias. No sétimo dia, o SENHOR chamou Moisés de dentro da nuvem. 17 Aos olhos dos israelitas, a glória do SENHOR parecia um fogo consumidor lá no alto do monte.
18 Moisés entrou na nuvem e continuou subindo o monte. Ele ficou no monte quarenta dias e quarenta noites.