Deus dá poder a Moisés para fazer milagres

1 Moisés disse ao Senhor: — O que farei se eles não acreditarem em mim nem me escutarem? Eles dirão: “O Senhor não lhe apareceu!”

2 Então o SENHOR lhe perguntou: — O que tem na mão? Moisés respondeu: — Uma vara.

3 O Senhor lhe disse: — Atire a vara para o chão. Moisés atirou-a para o chão e a vara transformou-se numa cobra. Então Moisés fugiu dela,

4 mas o SENHOR lhe disse: — Estenda a sua mão e pegue nela pela cauda. Quando Moisés estendeu a mão e pegou na cauda da cobra, ela tornou-se numa vara de novo.

5 Então o SENHOR disse: — Faça isso para que eles creiam que o SENHOR lhe apareceu, o Deus dos seus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó.

6 O SENHOR também lhe disse: — Ponha a sua mão no peito. Moisés colocou a mão no peito e, quando a tirou, ela estava cheia de lepra, branca como a neve.

7 E Deus lhe disse: — Coloque de novo a sua mão no peito. Ele voltou a colocar a mão no peito. E, quando a tirou, a mão estava curada, tão boa como o resto da sua pele.

8 — Se não acreditarem em você depois do primeiro sinal, acreditarão depois do segundo. 9 Mas se mesmo depois do segundo sinal ainda não acreditarem em você, então tire um pouco da água do rio Nilo e derrame-a na terra seca. A água que tirar do Nilo se transformará em sangue ao tocar na terra.

10 Moisés disse ao SENHOR: — Por favor, Senhor, nunca falei muito bem. Nem antes nem mesmo agora que está falando com o seu servo. Tenho muita dificuldade em falar.

11 O SENHOR lhe disse: — Quem faz com que a pessoa possa ou não possa falar? Quem faz a pessoa ouvir? Quem faz a pessoa ver ou ser cega? Sou eu, o SENHOR!

12 Vá agora. Eu estarei com você e lhe ensinarei o que deve falar.

13 Mas Moisés disse: — Por favor, Senhor, envie qualquer outra pessoa, mas não a mim.

14 E o SENHOR ficou irritado com Moisés e lhe disse: — Está bem! O seu irmão Aarão, da tribo de Levi, fala bem. Ele anda à sua procura e ficará contente por ver você.

15 Ensine a ele o que deve dizer. Eu direi o que vocês devem dizer e ensinarei o que devem fazer. 16 Será ele quem falará por você ao povo. Ele será como seu profeta e você será como seu Deus. 17 Leve a vara que tem na mão, pois é com ela que irá fazer os milagres que mostrarão o meu poder.

Moisés volta para o Egito

18 Moisés foi falar com o seu sogro Jetro e lhe disse: — Por favor, deixe-me voltar ao Egito, pois quero ver se os meus irmãos hebreus ainda estão vivos. Jetro disse a Moisés: — Vá em paz.

19 Quando Moisés ainda estava em Midiã, o SENHOR tinha lhe dito: — Já pode voltar para o Egito porque já morreram todos os que queriam matar você.

20 Então Moisés levou a sua mulher e aos seus filhos num jumento e voltou para o Egito, levando a vara de Deus na mão.

21 O SENHOR também tinha dito a Moisés: — Quando você chegar ao Egito, não se esqueça de fazer diante do faraó todas as maravilhas que eu lhe dei poder para fazer. Mas eu farei com que o faraó seja teimoso e não deixe sair o meu povo.

22 Então você dirá ao faraó que eu, o SENHOR, digo isto: “Israel é o meu primeiro filho! 23 Falei para você deixar sair o meu filho para me adorar, mas você recusou. Por isso vou matar o seu primeiro filho”.

24 No caminho para o Egito, Moisés parou num certo lugar para passar a noite. O SENHOR encontrou-se com Moisés nesse lugar e queria matá-lo. 25 Mas Zípora pegou numa faca de pedra e circuncidou o seu filho. Depois, pegou na pele cortada e tocou com ela os pés de Moisés. E disse a Moisés: — Você é um marido de sangue.

26 Então o SENHOR deixou Moisés viver. Zípora chamou Moisés de “marido de sangue” por causa da circuncisão.

27 Enquanto isso o SENHOR tinha dito a Aarão: — Encontre-se com Moisés no deserto. E Aarão foi se encontrar com ele no monte de Deus e o saudou com carinho.

28 Moisés contou a Aarão tudo o que o SENHOR tinha lhe mandado dizer e todos os sinais que tinha lhe mandado fazer. 29 Então Moisés e Aarão reuniram-se com todos os líderes de Israel. 30 Aarão contou-lhes tudo o que o SENHOR tinha dito a Moisés e Moisés fez os sinais diante do povo. 31 E todo o povo acreditou neles. Quando os israelitas souberam que o SENHOR os vinha libertar, já que tinha visto o seu sofrimento, eles inclinaram-se em adoração ao SENHOR.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS