1 Então o SENHOR me disse:
2 — Homem mortal, diga ao rei de Tiro que o Senhor DEUS diz o seguinte: “Você ficou cheio de arrogância e falou que é um deus, que passou a ocupar o trono dos deuses em alto-mar. Mas você não é deus, senão um simples ser humano, ainda que ache que é tão inteligente como um deus.
3 Você se acha mais sábio do que Daniel? Não desconhece nenhum segredo?
4 Você aumentou o seu poder com a sua sabedoria e o seu entendimento, e tem guardado a prata e o ouro entre seus tesouros.
5 Com sua grande sabedoria fez negócios para aumentar a sua riqueza e o seu poder. Mas o seu poder deixou você arrogante.
6 “Sou eu, o SENHOR, quem está falando isto! Já que você se considera tão inteligente como um deus,
7 farei com que venham estrangeiros contra você, nações cruéis, que tirarão as suas espadas e destruirão os magníficos edifícios que você construiu com sua sabedoria.
8 Mandarão você para a sepultura em alto-mar, e morrerá como todos os demais que tem matado.
9 Você seguirá insistindo em que é um deus mesmo diante daqueles que vão matar você? O que você fará quando eles executarem você e ficar claro que você não passa de um ser humano?
10 Morrerá como se estivesse na miséria, como um incircunciso nas mãos de estranhos, porque eu tenho ordenado deste jeito. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isto”.
11 Então o SENHOR me disse:
12 — Homem mortal, cante um cântico fúnebre sobre o rei de Tiro e diga a ele que assim diz o Senhor DEUS: “Você é a mesma imagem da perfeição, cheio de sabedoria e beleza.
13 Você estava no Éden, no jardim de Deus. Você estava adornado com pedras preciosas: rubi, topázio, esmeralda, topázio, ônix, jaspe, safira, turquesa e berilo. Estavam colocadas nos seus lindos tambores e encaixes de ouro que foram desenhados para você no dia em que foi criado.
14 Foi escolhido como um querubim protetor, você caminhava sobre o carvão ardente. Eu coloquei você como um deus de deuses no monte sagrado.
15 Você era puro e honesto quando eu o criei, até que você se tornou mau.
16 Todos os seus negócios se encheram de violência e você pecou. Portanto, fiz com que saísse do monte de Deus como algo profano, e o querubim que protegia você tirou você do meio das estrelas.
17 Sua beleza fez você virar arrogante. Seu esplendor corrompeu sua sabedoria. Por isso, atirei você diante dos outros reis, para humilhar você.
18 Profanou seu lugar sagrado por culpa dos seus maus negócios. Por isso fiz sair de você um fogo que o consumiu e assim fiz de você pó na frente de todos.
19 Todos seus amigos estrangeiros ficaram atônitos pelo que lhe aconteceu. Você ficou um horror, deixou de existir”.
20 O SENHOR me disse:
21 — Homem mortal, observe a Sidom e profetize contra ela. 22 Diga a ela que assim diz o Senhor DEUS: “Sidom, estou contra você; por meio de você receberei honra. Quando anuncie meu juízo nessa cidade, o povo aprenderá que eu sou o SENHOR. Então serei tratado com respeito.
23 Enviarei pragas e sangue para as suas ruas e muitos morrerão nessa cidade cercada pelos exércitos. Assim aprenderão que eu sou o SENHOR!”
24 — As nações vizinhas que desprezam Israel já não serão como puas nem espinhos pontiagudos para a família real de Israel. Terão aprendido que eu sou o Senhor DEUS.
25 Assim diz o Senhor DEUS: — O povo de Israel foi espalhado entre as nações, mas eu o reunirei de novo. Quando isso acontecer, farei que Israel viva separado, como um povo consagrado diante daquelas nações. Então as pessoas do meu povo retornarão à terra que dei a meu servo Jacó.
26 Ali viverão seguros, construirão suas casas e plantarão vinhas em paz. Mas eu irei escolher juízes sobre todos aqueles que os trataram tão mal. Então Israel aprenderá que eu sou o SENHOR, seu Deus.