1 No dia doze do décimo mês do décimo ano, o SENHOR me disse:
2 — Homem mortal, olhe em direção ao faraó, rei do Egito. 3 Diga a ele que o Senhor DEUS diz o seguinte: “Faraó, rei do Egito, estou contra você, grande monstro que mora no rio e fala: ‘O Nilo é meu, é minha criação’.
4 Porei ganchos no seu queixo. Farei com que os peixes fiquem grudados nas suas escamas. Puxarei você para fora do rio, com todos os peixes grudados nas suas escamas.
5 Depois jogarei ao deserto você e todos os peixes do rio. Cairão em terra árida e seus ossos não serão sepultados. Você servirá de alimento para os animais selvagens e os abutres.
6 Então todos os habitantes do Egito aprenderão que eu sou o SENHOR. Você tem sido um bastão frágil para Israel.
7 Quando Israel segurou em você, você quebrou, e rasgou a mão e o braço de Israel. Quando se apoiaram em você, você quebrou, permitindo que Israel caísse e ferisse as suas costas”.
8 Portanto, eu, o Senhor DEUS, digo isto: — Trarei contra você a espada e destruirei tanto os seres humanos como os animais.
9 Então o Egito virará um deserto e ficará arruinado. Os egípcios aprenderão que eu sou o SENHOR. Isso acontecerá porque o faraó disse: “O Nilo é meu, é minha criação”. 10 É por isso que estou contra você e contra o seu rio. O Egito ficará em ruínas. Todo o país virará um deserto, desde Migdol até Assuã. 11 Ninguém viajará por ali, nem seres humanos nem animais. Ninguém habitará no Egito durante quarenta anos. 12 Então transformarei o Egito numa das terras mais devastadas. Suas cidades ficarão arrasadas por quarenta anos, e espalharei os egípcios para as outras nações.
13 O Senhor DEUS diz: — Findo os quarenta anos, reunirei os egípcios do meio das nações para as quais eles foram espalhados.
14 Devolverei aos egípcios cautivos Patros, sua terra de origem, e ali serão uma nação insignificante. 15 Sim, serão mais uma nação insignificante no meio das outras e já não representarão nenhuma ameaça para qualquer nação. Diminuirei o seu poder a tal ponto que não conseguirão mais governar as demais nações. 16 Egito deixará de servir como apoio para Israel, não será mais que uma lembrança do erro que Israel praticou ao procurar se apoiar no Egito. Então Israel aprenderá que eu sou o Senhor DEUS.
17 No primeiro dia do primeiro mês do vigésimo sétimo ano, o SENHOR me disse:
18 — Homem mortal, Nabucodonosor, o rei da Babilônia, obrigou o seu exército a lutar muito duramente contra Tiro. Todos ficaram com a cabeça e ombros sem cabelo algum por terem carregado tanto peso. Mas eles não receberam recompensa alguma pela sua luta contra Tiro. 19 Por isso, eu, o Senhor DEUS, digo o seguinte: “Agora dou a Nabucodonosor, rei da Babilônia, a terra do Egito. Ele tirará para fora o grande povo do Egito, saqueará riquezas e bens como recompensa para o seu exército. 20 Entregarei o Egito por todo o esforço que ele fez por mim. Eu, o Senhor DEUS, afirmo isso”.
21 — Naquele momento, aumentarei a força do povo de Israel, e darei a você, Ezequiel, a oportunidade de lhes falar com liberdade. Então aprenderão que eu sou o SENHOR.