1 O SENHOR falou comigo:
2 — Homem mortal, vire o rosto em direção a Edom e profetize contra ele. 3 Diga a ela que assim diz o Senhor DEUS: “Estou contra você, montanha de Seir, tenho o meu braço levantado contra você e destruirei completamente seu país.
4 Deixarei suas cidades em ruínas, e você será destruído. Assim aprenderá que eu sou o SENHOR.
5 — “Porque você sempre foi inimigo de Israel, e entregou o povo para morrer pela espada no momento da sua destruição, no momento do seu castigo final. 6 Por isso, eu, o Senhor DEUS, prometo por mim mesmo que me vingarei, e a vingança perseguirá você. Juro que irá detestar a vingança, mas a vingança perseguirá você! 7 Deixarei a montanha de Seir totalmente um deserto e ninguém mais passará por ali. 8 Cobrirei com vítimas assassinadas pela espada seus montes e colinas, seus vales e os leitos dos seus rios. 9 Seu país será destruído para sempre e suas cidades não voltarão a ser habitadas. Assim aprenderão que eu sou o SENHOR!
10 — “Porque vocês disseram: ‘O SENHOR morava nesta terra que era das nações e dos povos, mas agora será nossa!’ 11 Por isso, eu, o Senhor DEUS, prometo por mim mesmo que tratarei você com a mesma ira que você tem! Castigarei você com o mesmo ciúme e ódio! Tomarei como base o que aconteceu com eles para julgar você! 12 Então você saberá que eu sou o SENHOR! Ouvi você insultando os montes de Israel, falando: ‘Foram destruídos! São nossa presa!’ 13 Vocês me desafiavam cheios de presunção! Eu ouvi vocês!
14 — “Portanto, eu, o Senhor DEUS, vou destruir você e toda a terra vai festejar. 15 Assim como se alegraram com a destruição da terra que pertencia ao povo de Israel, assim também eu ficarei alegre. Não só o monte Seir, senão todo Edom será destruído! Assim aprenderão que eu sou o SENHOR”.