As habitações dos sacerdotes

1 O homem me tirou ao pátio exterior pelo caminho norte e me levou ao lugar que tinha muitas habitações e estava ao lado da área restrita, ao norte do edifício. 2 A entrada norte estava no caminho, o qual media cinquenta metros de comprimento por vinte e cinco metros de largura. 3 Ao lado da área de dez metros do pátio interior e do pavimento do pátio exterior, o conjunto se elevava nível por nível em três andares. 4 Em frente do edifício com muitas habitações, havia um corredor de cinco metros de largura e cinquenta de comprimento que levava ao interior. A entrada dessas habitações estava no lado norte. 5 As habitações superiores eram mais curtas do que as inferiores por causa das galerias que levavam ao seguinte nível. 6 Os três andares não tinham colunas como as dos pátios, de maneira que o andar superior era menor do que o andar do meio e o andar inferior. 7 Tinha um muro fora das habitações laterais, em direção ao pátio exterior, que media vinte e cinco metros de comprimento. 8 O comprimento das habitações laterais do pátio exterior era de vinte e cinco metros por cinquenta metros, paralelas ao templo. 9 Por debaixo das habitações paralelas, estava a entrada leste do pátio exterior.

10 Tinha mais habitações laterais ao longo da parede sul do pátio, no caminho leste, frente à área restrita do edifício. 11 Tinha um caminho em frente delas, igual às habitações laterais ao longo do caminho norte. As habitações eram quadradas, tinham o mesmo comprimento e largura, as mesmas saídas e o mesmo padrão de entradas. 12 Servindo de porta para as habitações do sul, havia uma entrada no extremo leste do caminho que era paralela à parede protetora.

13 Então o anjo me disse: — As habitações ao redor da área restrita, tanto no norte como no sul, são habitações sagradas, onde os sacerdotes que se aproximam do SENHOR comem dos sacrifícios sagrados. Ali é onde deixam os sacrifícios mais sagrados, as ofertas de cereal, os sacrifícios pelo pecado e os de restituição, porque esse lugar é santo.

14 Portanto, quando os sacerdotes entrarem ali, não deverão sair ao pátio exterior com a vestimenta sagrada com a que serviram, senão que deverão tirá-la, pôr outra roupa e deixar as vestimentas na área sagrada, porque são santas. Só então poderão sair e se aproximar do povo.

O pátio exterior

15 Após terminar de medir o interior do templo, ele me levou pela entrada leste. Depois tomou a medida de toda essa área. 16 O anjo mediu a parede do lado leste, a qual deu duzentos e cinquenta metros. 17 Tomou a medida da parede do lado norte, a qual também mediu duzentos e cinquenta metros. 18 Depois tomou a medida da parede do lado sul, a qual também mediu duzentos e cinquenta metros. 19 Da mesma forma, tomou a medida da parede do lado oeste, a qual também mediu duzentos e cinquenta metros. 20 Ele mesmo tomou a medida de todo o contorno dos quatro pontos cardinais: duzentos e cinquenta metros de comprimento por duzentos e cinquenta metros de largura. Ele fez isso para distinguir o sagrado do profano.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS