Sarai e Agar

1 Sarai, a mulher de Abrão, não tinha dado nenhum filho a Abrão, mas tinha uma escrava egípcia chamada Agar. 2 Então ela disse a Abrão: — Olhe, o SENHOR não me permitiu ter filhos. Portanto, durma com a minha escrava, talvez eu possa ter filhos por meio dela. Então Abrão fez o que Sarai lhe disse.

3 Abrão já tinha vivido dez anos na terra de Canaã, quando Sarai, a sua esposa, lhe deu Agar, a sua escrava, para ser sua mulher. 4 Abrão dormiu com Agar e ela ficou grávida. E quando Agar viu que estava grávida, começou a olhar com desprezo para a sua senhora. 5 E Sarai disse a Abrão: — É por sua causa que eu estou sofrendo. Fui eu que lhe entreguei a minha escrava nos seus braços. Mas agora que ela está grávida, ela olha para mim com desprezo. Que o SENHOR julgue quem de nós dois é o culpado.

6 E Abrão disse a Sarai: — Ela é a sua escrava. Faça com ela o que achar melhor. Então Sarai tratou tão mal a sua escrava, que Agar teve que fugir dela.

Agar e Ismael

7 O anjo do SENHOR a encontrou no deserto, perto de uma fonte de água, que fica no caminho de Sur, 8 e lhe disse: — Agar, escrava de Sarai, de onde vem e para onde vai? E ela lhe respondeu: — Estou fugindo da minha senhora Sarai.

9 Depois o anjo do SENHOR disse: — Volte para a sua senhora e obedeça a ela.

10 O anjo do SENHOR disse também: — Farei com que tenha muitos filhos. Os seus descendentes serão tantos que ninguém os poderá contar.

11 O anjo do SENHOR lhe disse ainda: — Você está grávida e vai dar à luz um menino. Você irá chamá-lo de Ismael, pois o SENHOR ouviu o seu grito de aflição.

12 Ele viverá livre como um jumento selvagem, mas ele não estará longe dos seus irmãos. Ele lutará contra eles e eles contra ele.

13 E Agar deu este nome ao SENHOR, que tinha falado com ela: “O Deus que me vê”, pois ela disse: “Aqui eu vi aquele que me vê”. 14 Por isso, esse poço foi chamado “Poço de aquele que vive e que me vê”. O poço encontra-se entre Cades e Berede.

15 Assim Agar deu à luz um filho de Abrão, e Abrão lhe deu o nome de Ismael. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos de idade quando Agar deu à luz o seu filho Ismael.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS