Jacó em Betel

1 Deus disse a Jacó: — Vá para Betel e fique vivendo lá. Faça lá um altar ao Deus que lhe apareceu quando você estava fugindo do seu irmão Esaú.

2 Então Jacó disse à sua família e a todos os que estavam com ele: — Destruam todos os deuses estranhos que vocês têm, purifiquem-se e mudem de roupa.

3 Vamos sair daqui e ir para Betel. Em Betel vou edificar um altar ao Deus que me ouviu quando eu tive problemas. Ele tem estado sempre comigo em todos os lugares.

4 Então entregaram a Jacó todos os deuses estranhos que tinham e todos os brincos que usavam nas orelhas. E Jacó enterrou tudo ao lado de uma grande árvore que fica perto de Siquém. 5 Então se puseram a caminho, passando por várias cidades. Deus fez com que os habitantes dessas cidades tivessem um medo terrível deles. Por isso, ninguém os perseguiu. 6 Jacó e todas as pessoas que estavam com ele chegaram a Luz, que agora se chama Betel e fica na terra de Canaã. 7 Ali Jacó edificou um altar e chamou aquele lugar de El-Betel, porque foi ali que Deus tinha lhe aparecido quando ele estava fugindo do seu irmão.

8 Débora, serva de Rebeca, morreu ali e foi enterrada ao lado do carvalho que ficava perto de Betel. Jacó chamou essa árvore de “Carvalho das Lágrimas”.

O novo nome de Jacó

9 Quando Jacó regressou de Padã-Arã, Deus voltou a lhe aparecer e o abençoou. 10 Deus lhe disse: — O seu nome é Jacó, mas de agora em diante o seu nome não será mais Jacó, senão Israel. Foi assim que Deus lhe deu o nome de Israel.

11 E Deus também lhe disse: — Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Tenha muitos filhos e que eles se tornem uma nação. Que você dê origem a uma multidão de nações. Dos seus descendentes, alguns chegarão a ser reis.

12 A terra que dei a Abraão e a Isaque, também a darei a você, e aos seus descendentes depois de você.

13 Depois Deus subiu e foi embora do lugar de onde tinha falado com ele. 14 Então Jacó levantou ali uma pedra para comemorar o lugar onde Deus tinha lhe falado e derramou sobre ela vinho e azeite para consagrá-la. 15 Jacó chamou Betel ao lugar onde Deus tinha lhe falado.

Raquel morre ao dar à luz

16 Depois saíram de Betel. Quando ainda estavam longe de Efrata, Raquel começou a dar à luz e a sofrer dores de parto terríveis. 17 Ao vê-la sofrendo tanto, a parteira lhe disse: — Não tenha medo, você vai dar à luz outro filho.

18 Raquel morreu dando à luz. Antes de morrer, deu ao filho o nome de Benoni, mas o seu pai o chamou de Benjamim.

19 Assim morreu Raquel e foi enterrada no caminho para Efrata, que é também Belém. 20 Jacó levantou uma pedra sobre seu túmulo. Até o dia de hoje ainda é conhecida como a “Pedra do Túmulo de Raquel”. 21 Depois Israel continuou no seu caminho e foi acampar ao sul da “Torre do Rebanho”.

22 Enquanto Israel estava vivendo naquela região, Rúben se deitou com Bila, a outra esposa de seu pai. Quando Israel soube disso, ficou furioso. Jacó teve doze filhos.

A família de Israel

23 Estes foram os filhos que ele teve com Lia: Rúben, o filho mais velho; Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zebulom.

24 Estes foram os filhos que teve com Raquel: José e Benjamim.

25 Estes foram os filhos que teve com Bila, a serva de Raquel: Dã e Naftali.

26 Estes foram os filhos que teve com Zilpa, a serva de Lia: Gade e Aser. Estes foram os filhos de Jacó que nasceram em Padã-Arã.

A morte de Isaque

27 Depois Jacó foi ver o seu pai, Isaque, em Mamre, de Quiriate-Arbá, que é também chamado de Hebrom, onde Abraão e Isaque tinham vivido. 28 Aos cento e oitenta anos, 29 Isaque deu o seu último suspiro, morreu e juntou-se aos seus antepassados. Ele teve uma vida longa. Os seus filhos, Esaú e Jacó, o enterraram.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS