1 Adão dormiu com a sua mulher Eva e ela ficou grávida e deu à luz um filho chamado Caim. Ela lhe deu esse nome porque disse: — Consegui ter um filho com a ajuda do SENHOR.
2 Depois teve outro filho, chamado Abel, irmão de Caim. Abel era pastor de ovelhas e Caim era agricultor.
3 Passado algum tempo, Caim trouxe ao SENHOR uma oferta do fruto da terra. 4 Abel também trouxe a sua oferta, ele ofereceu as melhores partes das primeiras crias do seu rebanho. E o SENHOR aceitou Abel e a sua oferta com prazer, 5 mas não ficou satisfeito com Caim, nem com a oferta que ele fez. Então Caim ficou furioso e com cara de insatisfeito. 6 O SENHOR lhe perguntou: — Porque está furioso? Porque está com cara de insatisfeito?
7 Não será abençoado se fizer o que é certo? Mas se fizer o que é errado, o pecado está na porta pronto para atacar você. O pecado deseja dominar você, mas é você quem tem que dominar o pecado.
8 Caim, porém, disse ao seu irmão Abel: — Vamos para o campo. Enquanto estavam no campo, Caim atacou ao seu irmão Abel e o matou.
9 Então o SENHOR perguntou a Caim: — Onde está Abel, o seu irmão? Caim respondeu: — Não sei, eu não sou o guarda do meu irmão!
10 O SENHOR lhe disse: — O que você fez? O sangue do seu irmão grita desde a terra me pedindo que faça justiça.
11 De agora em diante, você será amaldiçoado e expulso da terra, que bebeu o sangue do seu irmão que você mesmo derramou. 12 Quando você cultivar a terra, esta já não lhe dará o seu fruto. Andará fugindo de um lado para o outro.
13 Caim disse ao SENHOR: — O meu castigo é pesado demais, não o posso suportar.
14 Hoje mesmo você está me expulsando desta terra e a partir de agora terei que me esconder de você. Andarei fugindo de um lado para o outro, e quem me encontrar vai querer me matar.
15 Então o SENHOR lhe disse: — Não será assim, pois quem matar Caim será castigado com a morte de sete pessoas da sua própria família. E o SENHOR pôs um sinal em Caim para que ninguém o matasse ao encontrá-lo.
16 Assim Caim saiu da presença do SENHOR e foi viver numa terra chamada Node, que fica ao leste do Éden. 17 Caim dormiu com a sua mulher, ela ficou grávida e deu à luz um filho chamado Enoque. E Caim construiu uma cidade e lhe deu o mesmo nome que ele tinha dado ao seu filho: Enoque. 18 Enoque foi o pai de Irade, Irade foi o pai de Meujael, Meujael foi o pai de Metusael, e Metusael foi o pai de Lameque. 19 Lameque casou-se com duas mulheres: uma chamada Ada e a outra, Zilá. 20 Ada deu à luz um filho chamado Jabal, que foi o primeiro homem a viver em tendas e a criar gado. 21 O seu irmão se chamava Jubal e ele foi o primeiro homem a tocar a harpa e a flauta. 22 Zilá deu à luz um filho chamado Tubal-Caim e ele foi o primeiro homem a trabalhar com cobre e com ferro. A irmã de Tubal-Caim foi Naamá.
23 Um dia Lameque disse às suas mulheres: “Ada e Zilá, ouçam-me, mulheres de Lameque, escutem o que eu digo: eu matarei qualquer um que me ferir; ainda que seja um jovem, eu o matarei se só me bater.
24 Se qualquer um que matasse Caim seria castigado com a morte de sete pessoas da sua família, então qualquer um que matar Lameque será castigado com a morte de setenta e sete pessoas da sua família!”
25 Adão voltou a dormir com a sua mulher e ela deu à luz um filho, a quem deu o nome de Sete, pois disse: — Deus me deu outro filho no lugar de Abel, que Caim matou.
26 Sete também teve um filho, a quem deu o nome de Enos. Foi naquele tempo que as pessoas começaram a invocar o SENHOR.