1 Esta é a mensagem que Deus revelou ao profeta Habacuque por meio de uma visão.
2 SENHOR, por que não me responde embora eu fique pedindo pela sua ajuda? Por quanto tempo será assim? Até quando clamarei por causa da violência? O Senhor não faz nada para salvar os que sofrem.
3 Por que Senhor me faz ver tanta maldade e perversidade? Por que eu tenho que ver tanto roubo e violência? As pessoas discutem e brigam entre elas.
4 A lei não é mais cumprida e os juízes julgam de maneira injusta. Nos tribunais, as pessoas más ganham das pessoas que são justas fazendo que a justiça perca seu valor.
5 “Olhem para as nações e fiquem atônitos, fiquem admirados. Pois eu vou fazer muito em breve algo que vocês jamais acreditarão, mesmo que tivesse alguém para lhes contar.
6 Porque eu estou trazendo os caldeus, essa gente cruel e impetuosa, que vai por toda a terra tomando para si territórios que não lhe pertencem,
7 aterrorizando os demais e só respeitando as suas próprias leis.
8 Os seus cavalos são mais rápidos do que os leopardos e mais velozes do que os lobos noturnos. Farei com que venham galopando desde lugares que ficam longe daqui. Serão tão rápidos como os abutres que se lançam para devorar a sua presa.
9 Todos eles trarão a violência e avançarão com rapidez em direção às suas vítimas. Farão tantos prisioneiros como os grãos de areia.
10 Zombarão dos reis e farão piadas dos altos funcionários. Zombarão de todas as cidades fortificadas. Farão rampas para escalar as suas muralhas e capturarão com facilidade essas cidades.
11 Em seguida, irão embora dali como o vento. Acreditam que a sua força é o deus deles”.
12 Ó SENHOR, meu santo Deus, o Senhor sempre existiu e nunca morrerá. SENHOR, escolheu a Babilônia para fazer justiça? Rocha minha, criou a Babilônia para castigar Israel?
13 Os seus olhos são puros demais para olhar o mal. O Senhor seria incapaz de ficar vendo a maldade. Então, por que não fica chateado ao ver esses traidores? Por que fica calado quando o mau destrói quem é menos mau?
14 O Senhor tem feito com que os seres humanos sejam parecidos com os peixes do mar, como criaturas sem liderança.
15 A Babilônia pega a todos com o seu anzol e os captura com a sua rede. Ela pega a todos com a sua rede e se sente feliz por isso.
16 A Babilônia considera que a sua rede é uma deusa: oferece sacrifícios a ela e lhe queima incenso. A Babilônia faz isso porque com a sua rede consegue comida abundante e substanciosa.
17 Será que a Babilônia seguirá massacrando as nações com a sua espada sem ter compaixão delas?