1 Oração do profeta Habacuque. Ao estilo sigionot.
2 SENHOR, tenho ouvido um relato ao seu respeito. Sinto um temor reverente por tudo o que o SENHOR tem feito. Faça de novo os feitos maravilhosos, que o Senhor fez no passado. Faça com que os mesmos sejam conhecidos. Mesmo o Senhor estando cheio de ira, não se esqueça da sua misericórdia. Selah
3 Eu ouvi que Deus vinha de Temã. O Santo vinha do monte Parã. Selah A majestade do Senhor cobria o céu e a terra estava cheia da sua glória.
4 O seu esplendor era como o relâmpago, das suas mãos saíam raios deslumbrantes, atrás das nuvens se ocultava o seu poder.
5 A epidemia marchava diante dele e uma febre muito alta o seguia.
6 A terra tremeu quando ele ficou em pé. Com um só olhar que ele deu, todas as nações tremeram de medo. As montanhas mais antigas foram destruídas, as velhas colinas foram desmanchadas. Os caminhos antigos foram reduzidos a pó.
7 Eu ouvi que as tribos de Cuchã e de Midiã tremiam de medo e pavor.
8 SENHOR, a sua ira foi contra os rios? O Senhor estava irado contra os rios? O Senhor estava irado contra o mar? É por isso que guiou os seus cavalos e a sua carruagem para a vitória?
9 O Senhor tirou o seu arco e lançou as suas flechas. Selah O Senhor abriu a terra seca com rios.
10 As montanhas olharam para o Senhor e tremeram de angústia. Espessas nuvens fizeram com que a tormenta caísse sobre a terra. As profundidades do mar rugiram e se levantaram para inundar a terra.
11 O Senhor fez com que o sol se detivesse e a lua ficasse quieta no seu lugar, enquanto as suas flechas brilhavam e o raio da sua lança iluminava o céu.
12 No meio da sua ira, o Senhor caminhou sobre a terra e pisoteou as nações.
13 O Senhor saiu para salvar o seu povo e o rei que escolheu. O Senhor destruiu a casa da pessoa má, ao rasgar aquela casa de cima para baixo. Selah
14 O Senhor esmagou as cabeças dos soldados com as mesmas lanças que eles tinham. Vinham para nos atacar tão rápido como uma tormenta. Comemoravam da mesma forma que a pessoa que rouba o pobre em segredo.
15 Mas o Senhor caminhou sobre o mar com os seus cavalos, agitando as poderosas águas.
16 Ao escutar tudo isso, as minhas entranhas ficaram trêmulas. Os meus lábios tremeram; os meus ossos ficaram fracos e os meus pés se mexeram sem ter firmeza. Só me resta esperar com paciência que chegue esse dia de sofrimento aos que nos atacam.
17 Por mais que a figueira não floresça nem as videiras deem uvas; por mais que a oliveira não dê azeitonas, nem os campos produzam alimento; por mais que não haja ovelhas no curral, nem vacas no estábulo;
18 ainda assim, eu me alegrarei no SENHOR, o Deus que me salva.
19 O Senhor DEUS me fortalece, faz com que os meus pés fiquem firmes como os pés de um cervo para que eu possa caminhar nos lugares altos.