1 Efraim fez de si mesmo alguém muito importante em Israel. Quando falava, todos tremiam de medo. Mas Efraim pecou adorando a Baal, e por isso morreu.
2 Agora continuam pecando e fazendo ídolos. Constroem ídolos com o seu melhor esforço. São trabalhos feitos pelos melhores artesãos. Eles falam com essas estátuas e beijam os bezerros.
3 Por isso serão como as nuvens do amanhecer e como o orvalho que some rapidamente. Serão como a palha que é arrastada pelo vento nos lugares onde se mói o grão; como a fumaça que sai de uma chaminé e some.
4 “Eu tenho sido o SENHOR, seu Deus, desde que você começou a morar no Egito. Você não conheceu outro Deus que não fosse eu. Eu era o único salvador que você tinha.
5 Eu conheci você no deserto, nessa terra seca.
6 Enquanto os guiava e os alimentava, tinham muito para comer. Mas se tornaram arrogantes e se esqueceram de mim.
7 “Por isso serei como um leão para com eles. Serei como um leopardo indo em direção à Assíria.
8 Eu os atacarei como um urso furioso ataca e farei o seu peito em pedaços. Eu os devorarei como um leão devora sua presa. Eu os destruirei como um animal selvagem destrói sua presa.
9 “Israel, destruirei você, porque se colocou contra mim. Você se colocou contra aquele que o ajudou.
10 Onde está o seu rei? Poderá salvar todas as suas cidades? Onde estão os juízes que você pediu ao dizer: ‘Dê para mim um rei e alguns líderes’?
11 Eu dei para você um rei quando estava com ira e o tirei de você quando ainda estava cheio de ira.
12 “Efraim tratou de ocultar as suas culpas. Acreditou que os seus pecados estavam ocultos, mas receberá o seu castigo.
13 Ele sentirá as dores como as que sente uma mulher que dá à luz. Ele não será um menino sábio. Quando chegar a sua hora de nascer, não sobreviverá.
14 Eu os livrarei do sepulcro; eu os resgatarei da morte. Morte, onde está a sua praga? Sepulcro, onde está o seu poder de ferir? Não vejo razão para lamentação.
15 Efraim é o mais rico de todos os seus irmãos, mas virá um vento do leste. O sopro do SENHOR soprará desde o deserto. Os mananciais e as fontes de Efraim se secarão. O vento levará os seus tesouros e objetos preciosos.
16 Samaria é culpada por ter se rebelado contra o seu Deus. Serão mortos pela espada, seus filhos serão despedaçados contra o chão e suas mulheres grávidas terão os seus ventres rasgados”.