1 “Quando eu curar o povo de Israel, as pessoas conhecerão os pecados de Efraim e todos saberão das maldades cometidas em Samaria. Todos ficarão sabendo que eles criaram deuses falsos e que as suas ruas estão cheias de ladrões.
2 Não percebem que eu me lembro de todos os seus pecados. Suas más ações os cercaram. Vejo claramente todos os seus pecados.
3 “Com suas maldades fazem feliz ao rei e com suas mentiras alegram os seus líderes.
4 Todos eles estão prontos para cometer adultério. São como o forno de um padeiro que vai ficando quente. O padeiro só deixa de esquentar o forno para amassar e deixar crescer a massa.
5 Na festa do nosso rei, os líderes ficam doentes com o calor do vinho e o líder de alguns traidores lhes dá o sinal que é hora de atacar o rei.
6 Quando colocam uma armadilha, seus corações ardem de emoção, como um forno. Durante a noite suas emoções crescem e de manhã são como chama ardente.
7 Todos eles são como um forno quente. Destruíram os seus juízes. Todos os seus reis caíram e nenhum deles pediu a minha ajuda.
8 “Efraim está misturado com as demais nações. É como um bolo assado por um só lado.
9 Os estrangeiros têm devorado a sua força, mas ele ainda não tem percebido isso. Tem se enchido de canas, mas ele não percebe isso.
10 Israel é acusado pelo seu próprio orgulho, mas não volta para o SENHOR, seu Deus. Apesar de todos os problemas que ele teve, segue sem procurar por Deus.
11 “Efraim é como um pássaro tonto que não tem inteligência: pede ajuda ao Egito e se dirige à Assíria.
12 Onde quer que eles forem, eu extenderei a minha rede sobre eles. Eu os pegarei como se pega um pássaro do céu. Eu os castigarei por buscarem ajuda em outras nações ao invés de buscarem a minha ajuda.
13 “Sofrerão por ter se afastado de mim. Serão destruídos por não terem me obedecido. Eu os salvei, mas eles dizem mentiras ao meu respeito.
14 Não me chamam desde o fundo dos seus corações. Se lamentam e choram nas suas camas. Eles se cortam a si mesmos quando pedem por comida e vinho, mas eles têm se afastado de mim.
15 Apesar de eu ter lhes ensinado e ter dado força aos seus braços, fizeram planos malvados contra mim.
16 Mudaram de rumo como um bumerangue e foram adorar a um deus falso. Seus líderes fazem alarde da sua força, mas cairão pelo fio da espada. E todo o povo do Egito zombará deles.