1 “Toque a trombeta para dar uma advertência. Seja como uma águia sobre a casa do SENHOR, porque os israelitas quebraram a minha aliança e desobedeceram às minhas leis.
2 Eles gritam e me falam: ‘Ó, Deus de Israel, nós o conhecemos!’
3 Mas Israel tem rejeitado o bem e, por isso, o inimigo o persegue.
4 Eles escolheram quem iria ser rei sem me consultarem. Eles escolheram a príncipes que eu não conhecia. Com o seu ouro e com a sua prata fizeram as estátuas dos seus ídolos. Por isso, Israel será destruído.
5 Samaria, eu tenho rejeitado o seu bezerro. Estou muito chateado com o seu povo. Até quando seguirão pecando?
6 Esse bezerro foi feito por um artesão de Israel; esse bezerro não é Deus. Por isso o bezerro de Samaria será quebrado em mil pedaços.
7 “Eles plantarão, quando o vento estiver soprando forte. Eles colherão, quando houver um vento forte e poderoso. O que eles plantaram irá crescer, mas não dará frutos. Não produzirá grão algum, e em caso de produzir algo, os estrangeiros o devorarão.
8 Israel foi destruído. Seu povo está espalhado entre as nações como um pedaço de ferro-velho.
9 Israel insiste em ir para a Assíria. São teimosos como mulas. O povo de Efraim tem contratado amantes.
10 Buscaram amantes entre as nações. Por isso, eu farei com que eles se juntem aos seus amantes, e sofram a opressão do imperador.
11 “Todos os altares que Efraim construiu para apagar os pecados se converteram em altares para cometer pecados.
12 Ainda que eu lhes escrevesse dez mil leis, vocês as tratariam como algo estranho.
13 Fazem sacrifícios com o que eu lhes dei. Fazem ofertas de carne e as comem. O SENHOR não gosta dessas pessoas; ele se lembra dos seus pecados e por isso os castigará. Serão levados como prisioneiros ao Egito.
14 Israel construía palácios para os seus reis enquanto Judá fazia muitas fortalezas. Mas se esqueceram do seu Criador. Por isso eu enviarei fogo sobre essas cidades, um fogo que devorará as suas fortalezas”.