1 Israel, não comemore nem festeje como fazem as outras nações, porque você tem sido infiel e tem se afastado do seu Deus. Você cometeu pecados sexuais onde se mói o grão.
2 Mas nem nos lugares onde se mói o grão nem onde o vinho é produzido haverá alimento.
3 Os israelitas não viverão mais na terra do SENHOR. Efraim retornará para o Egito e na Assíria comerão o que é considerado impuro.
4 Não oferecerão vinho ao SENHOR nem lhe apresentarão os seus sacrifícios. Seus sacrifícios serão como pão oferecido num funeral, que torna impuro a todo aquele que o come. Seu pão só servirá para acalmar a fome, mas não entrará na casa do SENHOR.
5 Que farão quando chegar a festividade, o dia da festa do SENHOR?
6 Os israelitas fugirão da ruína, o Egito reunirá todos vocês e Mênfis os enterrará. Seus tesouros de prata se encherão de urtigas e nas suas tendas crescerão espinhos.
7 “Israel, chegou a sua hora de acertar contas pela sua grande culpa”. Mas os israelitas dizem: “O profeta é um tonto. Este homem cheio do Espírito está maluco”. O profeta diz: “Serão castigados pelos seus graves pecados e pelo seu grande ódio”.
8 Deus e o profeta são como os guardas de Efraim. Mas todos os seus caminhos estão cheios de armadilhas e todos odeiam o profeta, mesmo na casa do seu Deus.
9 Os israelitas estão completamente arruinados como no tempo de Gibeá. Deus se lembrará dos seus pecados e, por isso, os castigará.
10 “Quando achei Israel, eles eram como uvas no meio do deserto. Seus pais eram como os primeiros figos da figueira no começo da estação. Mas depois, eles foram a Baal-Peor e se dedicaram a fazer coisas vergonhosas. Eles se tornaram pessoas detestáveis como também eram detestáveis os deuses que adoravam.
11 “A glória de Efraim voará para longe como um pássaro. Já não existirá mais gravidez, nem mais nascimentos, nem mais bebês entre eles.
12 E embora consigam criar filhos, eu os tirarei deles. Eu os abandonarei e só terão problemas.
13 Vejo que Efraim está guiando os seus filhos para uma armadilha; ele os leva até a pessoa que os matará.
14 SENHOR, que eles tenham o que merecem! Que as suas mulheres não possam ter filhos ou não possam amamentá-los!
15 “Comecei a ter ódio contra eles em Gilgal, por todas as maldades que fizeram ali. Por causa de todo o mal que fizeram, eu os tirarei da minha casa; deixarei de amá-los. Todos os seus líderes são rebeldes.
16 Efraim está ferido, bateram nele. Sua raiz está seca. Não produz nenhum fruto. Embora ele tenha filhos, eu matarei os preciosos bebês que saírem do seu ventre”.
17 Deus não os escutará, porque eles não o escutam. Por isso, sem um lar, vagarão sem rumo entre as nações.