1 Um novo ramo sairá do tronco de Jessé, das suas raízes brotará um rebento.
2 O Espírito do SENHOR estará sempre sobre ele: o Espírito lhe dará sabedoria e entendimento, o Espírito o aconselhará e lhe dará força, o Espírito o encherá de conhecimento e respeito pelo SENHOR.
3 O respeito pelo SENHOR será todo o seu prazer. Não julgará segundo as aparências, nem decidirá a sentença pelo que ouve dizer.
4 Mas julgará com justiça os pobres, e defenderá honestamente os direitos dos indefesos. As suas ordens serão como uma vara para castigar os violentos, e as suas palavras condenarão os maus à morte.
5 A justiça será a faixa do seu peito, e a honestidade, o seu cinturão.
6 O lobo viverá em paz com o cordeiro, e o leopardo dormirá ao lado do cabrito. O bezerro e o leão pastarão juntos, e serão guiados por um menino.
7 A vaca pastará com o urso, e as suas crias descansarão juntas. O leão comerá erva como o boi.
8 O bebê brincará em paz junto à toca da cobra, e a criança não terá medo de meter a mão no buraco da víbora.
9 Não existirá nem o mal nem a destruição em todo o meu monte santo, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, assim como as águas cobrem o mar.
10 Naquele dia, haverá alguém especial vindo da descendência de Jessé. Ele será como uma bandeira levantada para os povos: as nações virão procurá-lo e a sua morada será gloriosa.
11 Naquele dia, o Senhor voltará a estender a sua mão para resgatar o resto do seu povo da Assíria, do Egito, de Patros, de Etiópia, de Elam, da Suméria, de Hamate e de outros países distantes.
12 Ele levantará uma bandeira para que as nações saibam que ele vai reunir os exilados de Israel, que ele vai juntar o povo de Judá que está disperso pelos quatro cantos da terra.
13 Efraim deixará de ter inveja e Judá não será mais o seu inimigo. Efraim já não terá inveja de Judá, e Judá deixará de estar irado com Efraim.
14 Juntos se lançarão contra os filisteus, os quais moram ao oeste. Unidos saquearão os povos do leste, os edomitas, os moabitas e os amonitas se submeterão a eles.
15 O SENHOR secará o golfo do Egito e ameaçará o Eufrates com a sua mão erguida. Com um vento muito forte, dividirá o rio em sete riachos, de modo que as pessoas poderão atravessá-lo com as sandálias calçadas.
16 Assim haverá um caminho para o seu povo na Assíria, como houve um caminho para Israel quando saiu do Egito.