Jerusalém será exaltada?

1 Este é a mensagem que foi revelada a Isaías, filho de Amoz, acerca de Judá e Jerusalém:

2 Nos últimos dias, o monte do templo do SENHOR será o monte mais alto de todos. Ele será elevado acima de todas as montanhas. Os rostos das pessoas de todas as nações vão brilhar de alegria.

3 Muitos povos virão e dirão: “Vamos subir ao monte do SENHOR, ao templo do Deus de Jacó. Ele nos ensinará o que devemos fazer e nós o seguiremos”. Pois é desde Sião que a lei será anunciada, é desde Jerusalém que o SENHOR ensinará.

4 Ele será o juiz entre as nações e o mediador entre os povos. Então eles converterão as suas espadas em enxadas e as suas lanças em foices. Toda a guerra entre as nações acabará, e ninguém mais será treinado para combater.

5 Venham, ó família de Jacó, andemos na luz do SENHOR.

Só o SENHOR será exaltado

6 Ó Deus, certamente abandonou o seu povo, a família de Jacó, porque o país está cheio de adivinhos que vêm do Leste, e de feiticeiros, como os filisteus, e porque fazem acordos com estrangeiros.

7 O país está cheio de prata e ouro, e os seus tesouros são tantos que não podem ser contados. Há tantos cavalos e carros de guerra que não têm fim.

8 O país está cheio de ídolos, adoram o que fizeram com as suas próprias mãos.

9 Aqueles que fazem isso serão humilhados e rebaixados. Que não sejam perdoados!

10 Escondam-se entre as rochas, cubram-se de terra, escondam-se da terrível presença do SENHOR e da sua glória majestosa.

11 Virá o dia em que os orgulhosos serão humilhados e os arrogantes serão abatidos. Nesse dia, só o SENHOR será exaltado.

12 Pois o SENHOR Todo-Poderoso tem um dia reservado para castigar os orgulhosos, os arrogantes e todos os que se exaltam a si mesmos.

13 Poderão ser altos como os cedros do Líbano, ou grandes como os carvalhos de Basã, mas o SENHOR os derrubará.

14 Poderão ter a altura dos montes ou das montanhas, mas no fim todos cairão.

15 Poderão ser fortes como as torres ou as muralhas da cidade, mas no fim todos serão derrubados.

16 Poderão ser tão rápidos como os navios de Társis e cheios de tesouros, mas no fim todos serão afundados.

17 A arrogância do homem e o orgulho humano serão humilhados. Nesse dia só o SENHOR será exaltado.

18 Todos os ídolos desaparecerão completamente.

19 Escondam-se nas cavernas das rochas e nos buracos da terra, longe da terrível presença do SENHOR e da sua gloriosa majestade. Quando ele se levantar, fará tremer a terra.

20 Naquele dia todos pegarão os seus ídolos de prata e ouro que fizeram para adorar, e os jogarão nas cavernas onde vivem os ratos e os morcegos.

21 Irão meter-se nos buracos das rochas e nas fendas dos penhascos, para escaparem da terrível presença do SENHOR e da sua gloriosa majestade. Isso acontecerá quando Deus fizer tremer a terra.

22 Deixem de confiar nos seres humanos; a vida deles passa num instante e não têm nenhum valor.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS