Contra Jerusalém

1 Esta profecia é contra o vale da Visão: O que acontece com vocês? Por que vocês todos subiram aos terraços das casas?

2 Por que a cidade está festejando, cheia de barulho e tumulto? Os seus soldados que morreram não foram mortos pela espada, não morreram por combater.

3 Todos os oficiais fugiram juntos, fugiram para muito longe; mas foram capturados sem terem atirado uma só flecha. Foram todos apanhados e presos.

4 Por isso, digo: “Afastem-se de mim, deixem-me chorar amargamente. Não quero que me consolem pela destruição do meu povo”.

5 Porque o SENHOR Deus Todo-Poderoso enviou um dia de terror, derrota e humilhação no vale da Visão. Um dia de derrubar muralhas e das pessoas gritarem para que o monte as ajude.

6 Elão preparou as suas flechas, e avançou com os seus carros de guerra e cavaleiros. Os soldados de Quir prepararam os escudos.

7 Os vales mais férteis de Judá ficaram cheios de carros de guerra, e cavaleiros ocuparam posições junto às entradas das cidades.

8 Judá ficou sem conseguir se defender. Naquele dia, vocês olharam para as armas do palácio da Floresta.

9 Examinaram as brechas nas muralhas da Cidade de Davi e guardaram água no tanque dentro da cidade.

10 Vocês contaram as casas de Jerusalém e demoliram algumas delas para repararem a muralha.

11 Vocês construíram um depósito de água entre as duas muralhas para lá colocarem as águas do tanque antigo. Mas não pediram a ajuda de Deus, embora tenha sido ele quem fez todas estas coisas. Vocês não se lembraram dele, o qual preparou tudo isso desde muito tempo atrás.

12 O SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, pediu que chorassem de tristeza, que mostrassem o seu arrependimento rapando as suas cabeças e se vestindo de luto.

13 Mas em vez disso, vocês fazem festa e barulho, sacrificam vacas e matam ovelhas, comem carne e bebem vinho. E dizem: “Comamos e bebamos porque amanhã morreremos”.

14 O SENHOR Todo-Poderoso me disse ao ouvido: “Certamente este pecado nunca lhes será perdoado enquanto viverem”. Assim diz o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso.

Contra o administrador Sebna

15 Assim diz o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso: “Vá falar com Sebna, o administrador do palácio e diga a ele:

16 “O que você está fazendo aqui? Quem lhe deu autorização para construir um túmulo seu aqui? Por que está escavando um túmulo na rocha, ou um lugar de descanso no ponto mais alto?

17 Você é um homem grande, mas o SENHOR vai atirá-lo para longe. Ele agarrará você e o prenderá.

18 Ele fará de você uma bola e o atirará para um campo vasto. Ali você morrerá. Você se orgulha muito dos seus carros de guerra, mas naquela terra distante o seu novo governante terá melhores carros de guerra. E os seus carros de guerra não serão tão importantes na casa do seu senhor.

19 Vou demitir você da sua alta posição, vou tirar você do seu alto cargo.

20 “Naquele dia, chamarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias. 21 Colocarei sobre ele o seu manto e lhe darei o seu cinto; e entregarei a ele toda a sua autoridade. Ele será como um pai para os habitantes de Jerusalém e para as pessoas de Judá. 22 Porei sobre os seus ombros a chave do palácio de Davi: o que ele abrir ninguém poderá fechar, o que ele fechar ninguém poderá abrir. 23 Eu o farei firme como um prego numa parede sólida. Ele será como um trono de glória para a sua família. 24 Tudo o que há de importante e honroso na família do seu pai dependerá dele: tanto os filhos como os netos; e os utensílios, desde os copos até as jarras.

25 “Naquele dia, o prego que estava bem fixo cederá e cairá. E toda a carga que ele sustentava se quebrará”. Assim diz o SENHOR Todo-Poderoso.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS