1 Por aqueles dias Ezequias ficou doente e esteve à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi ver Ezequias e disse: — O SENHOR diz: “Coloque os seus assuntos em ordem porque você vai morrer, não vai se curar”.
2 Então Ezequias virou o rosto para a parede e orou assim ao SENHOR:
3 — SENHOR, lembre-se de que eu sempre o servi com todo o coração e fiz o que lhe agradava. E Ezequias chorou amargamente.
4 Então veio esta mensagem do SENHOR a Isaías:
5 — Volte e diga a Ezequias que assim diz o SENHOR, Deus do seu antepassado Davi: “Tenho ouvido a sua oração. Tenho visto as suas lágrimas e vou curar você. 6 Acrescentarei quinze anos à sua vida e salvarei esta cidade do poder do rei da Assíria. 7 O SENHOR vai dar um sinal a você. Assim você saberá que fará o que diz. 8 Este será o sinal: o SENHOR fará com que a sombra do sol volte para atrás dez degraus na escadaria do relógio de sol de Acaz”. E a luz do sol voltou para atrás os dez degraus que já tinha avançado.
9 Este é o salmo que o rei Ezequias escreveu depois dele ter sido curado da sua doença:
10 “Eu pensei: ‘Entrarei pelas portas do mundo dos mortos quando for velho. Mas o resto dos meus dias foram cortados’.
11 Também pensei: ‘Não tornarei a ver o SENHOR DEUS no mundo dos vivos, não vou voltar a ver ninguém que vive neste mundo.
12 Tiraram a minha vida, como se fosse a tenda de um pastor. A minha vida foi enrolada, como uma peça de tecido que o tecelão enrola. Ele cortou a minha vida como o tecelão corta um fio. Dia e noite ele foi acabando comigo’.
13 “Toda a noite eu pedi ajuda. Mas ele partiu todos os meus ossos como um leão, dia e noite ele foi acabando comigo.
14 Pio como uma andorinha, e gemo como uma pomba. Os meus olhos estão cansados de tanto olhar para o céu. Meu Deus, estou muito aflito, ajude-me.
15 Mas, que posso eu dizer? Foi ele que decidiu e que fez. Andarei devagar todos os dias da minha vida por causa da aflição da minha alma.
16 “Senhor, é para estas coisas que as pessoas vivem, e que o meu espírito vive também. Dê-me saúde, deixe-me viver!
17 Foi para o meu bem que sofri tanto. Mas você salvou a minha vida da cova, porque atirou para trás de você todos os meus pecados.
18 No mundo dos mortos ninguém pode agradecer o Senhor; os mortos não podem louvá-lo. Os que vão para o sepulcro já não estão esperando o Senhor ser fiel ao que diz.
19 São os que estão vivos, somente os vivos, que podem agradecer o Senhor, como eu faço hoje. Os pais ensinam aos seus filhos como o Senhor é fiel.
20 O SENHOR me salvou. Por isso cantaremos com instrumentos de música, no templo do SENHOR, todos os dias da nossa vida”.
21 Isaías tinha dito: — Façam uma mistura de figos. Então fizeram a mistura e a aplicaram na chaga de Ezequias, e ele se recuperou.
22 Ezequias tinha perguntado: — Qual será o sinal de que poderei subir ao templo do SENHOR?