Deus torna as pessoas fortes

1 “Silêncio, diante de mim, ó povos distantes. Que as nações renovem as suas forças! Venham apresentar o seu caso, vamos nos reunir para decidir a questão.

2 Quem despertou o homem que vem do leste, que é vitorioso em todas as partes? Quem lhe entregou as nações e lhe deu o poder para dominar reis? Com a sua espada ele os converteu em pó, e com o seu arco os espalha como palha.

3 Ele persegue exércitos sem nunca ser ferido, e os seus pés não tocam no chão.

4 Quem permite que isso aconteça? É aquele que desde o princípio controla a história. Sou eu, o SENHOR. Eu estava aqui no princípio, e estarei aqui quando todas as coisas chegarem ao fim.

5 “Os povos além do mar viram o meu poder, e tremem. Toda a terra treme de medo. Todos chegam perto, todos se aproximam.

6 Ajudam-se uns aos outros e dizem: ‘Coragem!’

7 O artesão encoraja o ourives, e o que bate o ferro com o martelo encoraja o escultor, dizendo: ‘A soldadura está pronta’. E com pregos fixam o ídolo no lugar para não cair.

Deus promete tornar Israel forte de novo

8 “Mas você, ó Israel, é o meu servo; Jacó, o meu escolhido; descendente de Abraão, o meu amigo.

9 Fui buscar você até os confins da terra, chamei você dos lugares mais distantes do mundo, e disse: ‘Você é o meu servo. Eu escolhi você e nunca o rejeitei’.

10 Não tema, estou com você. Eu sou o seu Deus, não tenha medo. Eu fortalecerei você e o ajudarei. Eu o protegerei com a minha mão direita vitoriosa.

11 “Olhe, todos os que estão furiosos com você serão envergonhados e cairão na desgraça. Os seus inimigos serão reduzidos a nada e destruídos.

12 Mesmo que procure os seus adversários não os encontrará. Os que fizeram guerra contra você serão reduzidos a nada.

13 Porque eu sou o SENHOR, o seu Deus, seguro você pela mão direita e digo: ‘Não tenha medo, eu mesmo o ajudarei’.

14 “Povo de Israel, descendentes de Jacó, vocês são fracos e insignificantes, mas não tenham medo. Eu mesmo ajudarei vocês”. Assim diz o SENHOR. “Eu sou seu salvador, sou o Santo de Israel.

15 Olhe, vou fazer de você uma grade de debulhar o trigo, uma grade com pontas de ferro afiadas. Você irá desfazer os montes até ficarem pó, e reduzir as colinas a palha.

16 Você irá peneirá-los e o vento os levará, um vento forte os espalhará. Então você se alegrará no SENHOR e se orgulhará do Santo de Israel.

17 “O pobre e o necessitado buscam água, mas não a encontram; a sua língua está ressequida de sede. Mas eu, o SENHOR, vou ajudá-los; eu, o Deus de Israel, não os abandonarei.

18 Farei correr rios dos montes secos, e fontes nos vales. Transformarei o deserto num lago e abrirei nascentes nas terras áridas.

19 Plantarei no deserto cedros, acácias, moitas e oliveiras. E plantarei na terra seca ciprestes, pinheiros e abetos.

20 Farei isto para que o povo possa ver e saber, para que todos possam compreender, que fui eu, o SENHOR, quem fez isto, que fui eu, o Santo de Israel, quem criou isto”.

Desafio aos falsos deuses

21 O SENHOR, o rei de Jacó, diz: “Venham, apresentem a sua defesa, mostrem-nos as suas provas.

22 Aproximem-se e proclamem as coisas que vão acontecer. Digam-nos o que anunciaram no passado e veremos se isso se cumpriu. Profetizem o que vai acontecer no futuro!

23 Revelem-nos o que vai acontecer no futuro, para sabermos se vocês são deuses de verdade. Pelo menos façam alguma coisa, seja boa ou má, para ficarmos admirados ou cheios de medo.

24 Mas vocês são menos do que nada! Vocês nunca fizeram nada! Quem adora vocês é repugnante.

25 “Despertei um homem do norte e ele já vem a caminho. Desde o Oriente ele chama por mim. Ele pisa nos reis como se fossem lama, ele os amassa assim como o oleiro amassa o barro.

26 Qual de vocês declarou isso desde o princípio, para ficarmos sabendo que ele estava certo? Quem o anunciou antes de acontecer para podermos dizer: ‘Ele tinha razão’? Certamente nenhum de vocês proclamou isso! Certamente ninguém ouviu vocês anunciá-lo.

27 Desde o princípio disse a Sião: ‘Olhe, isso vai acontecer’, a Jerusalém darei um mensageiro com boas notícias.

28 “Procuro mas não há ninguém, entre os deuses não há nenhum conselheiro que que responda às minhas perguntas.

29 Olhem, todos eles são nada e não fazem nada. As suas imagens são coisas sem vida e inúteis.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS