1 “Aqui está o meu servo, é a ele que eu apoio. Ele é o meu escolhido, que me enche de alegria. Dei-lhe o meu Espírito para trazer justiça às nações.
2 Não discutirá nem gritará, nem tentará ser ouvido nas ruas.
3 Não quebrará a cana esmagada, nem apagará a vela que está fraca. Ele fará sempre justiça.
4 Ele não ficará fraco nem será esmagado até que estabeleça a justiça na terra e ensine nações distantes”.
5 Assim falou o SENHOR Deus, que criou e estendeu os céus; que formou a terra e tudo o que ela produz; que deu a respiração às pessoas que nela habitam e vida a todos os que andam sobre ela.
6 “Eu, o SENHOR, chamei você para fazer justiça e levo você pela mão. Protegi você e o nomeei para ser o mediador da aliança com o povo, para ser a luz das nações,
7 para abrir os olhos dos cegos, e para tirar da cadeia os presos. Você irá tirar da prisão os que vivem na escuridão.
8 Eu sou Yavé, esse é o meu nome! Não darei a minha glória a outro nem o louvor que me pertence aos ídolos.
9 Vejam, o que tinha anunciado a vocês já aconteceu. Agora vou lhes anunciar coisas novas, anuncio estas coisas antes delas acontecerem”.
10 Cantem ao SENHOR um cântico novo! Louvem-no desde os confins da terra. Vocês, que navegam no mar, louvem-no, com todos os animais do mar. Louvem-no as nações distantes com todos os seus habitantes.
11 Louvem-no o deserto e as suas cidades, e os acampamentos dos que habitam em Quedar! Que cantem de alegria os habitantes de Selá, que gritem do alto das montanhas.
12 Deem glória ao SENHOR e louvem-no nos lugares mais distantes.
13 O SENHOR avança como um herói, como um guerreiro enche-se de coragem para a luta. Ele lança o seu grito de guerra, e mostra o seu poder aos inimigos.
14 “Tenho guardado silêncio durante muito tempo. Tenho me contido, ficando calado. Mas agora gritarei como uma mulher que dá à luz. A minha respiração está ficando rápida e barulhenta.
15 Destruirei montes e colinas e secarei toda a sua vegetação. Farei baixar o nível dos rios e secarei os lagos.
16 Guiarei os cegos por um caminho desconhecido, vou levá-los por uma estrada que não conhecem. Eu tornarei a escuridão em luz para eles e aplanarei os caminhos pedregosos. Farei essas coisas e não os abandonarei.
17 Mas os que confiam em imagens esculpidas, que dizem aos ídolos: ‘Vocês são nossos deuses’, ficarão para trás cheios de vergonha.
18 “Ouçam, ó surdos! Olhem e vejam, ó cegos!
19 Ninguém é tão cego como o meu servo nem tão surdo como o meu enviado. Ninguém é tão cego como o meu povo escolhido, o servo do SENHOR.
20 Ele vê muitas coisas mas não as entende, tem os ouvidos abertos mas não ouve nada”.
21 O SENHOR quer que eles façam o que é justo. Ele quer que eles exaltem os seus maravilhosos ensinamentos.
22 Mas este povo foi assaltado e saqueado. Foram todos presos em côvas e colocados em prisões. Foram capturados e ninguém vai libertá-los. Foram levados e ninguém diz: “Deixem que eles voltem!”
23 Qual de vocês estará atento a estas coisas? Quem prestará muita atenção no futuro?
24 Quem deixou que o povo de Jacó fosse despojado? Quem deixou que Israel fosse roubado? Não foi o SENHOR, contra quem pecamos? O povo não quis seguir os seus caminhos, nem obedecer à sua lei!
25 Por isso ele derramou sobre Israel a sua grande ira e a violência da guerra. Foi como se eles estivessem rodeados de chamas, mas mesmo assim eles não quiseram saber. Foi como se eles estivessem queimando, mas mesmo assim eles não quiseram saber.