Ciro, o escolhido de Deus

1 Assim diz o SENHOR a Ciro, o seu rei escolhido: “Eu dei a você força para conquistar as nações e tirar os seus reis do poder, para abrir as portas das cidades, de maneira que ninguém as possa fechar de novo.

2 “Caminharei diante de você para aplanar as muralhas das cidades. Derrubarei as portas de bronze e cortarei as grades de ferro.

3 Vou dar a você tesouros escondidos e riquezas guardadas em lugares secretos. Assim você saberá que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que chama você pelo seu nome.

4 Por amor ao meu servo Jacó e a Israel, meu escolhido, eu chamei você pelo seu nome e lhe dei um título de honra embora não me conheça.

5 “Eu sou o SENHOR, e não há outro; eu sou o único Deus que existe. Dei a você o poder, embora não me conheça.

6 Dei a você o poder para que todos saibam, de leste a oeste, que eu sou o único Deus que existe. Eu sou o SENHOR, e não há mais ninguém.

7 Eu faço a luz e crio a escuridão. Eu trago a paz e crio a desgraça. Eu, o SENHOR, faço todas essas coisas.

8 Que a chuva caia dos altos céus, que as nuvens derramem justiça! Que a terra se abra para deixar a salvação nascer, e assim ela possa produzir justiça. Eu, o SENHOR, criei isso.

9 “Ai daquele que discute com aquele que o fez, a pessoa é apenas um vaso de barro. Pode o barro dizer ao oleiro: ‘O que está fazendo’? Pode o barro dizer ao oleiro: ‘Por que fez uma coisa assim’?

10 Ai do filho que diz ao seu pai: ‘Por que me gerou?’ Ai do filho que diz à sua mãe: ‘Por que me fez nascer?’”

11 Assim diz o SENHOR, o Santo de Israel, o seu Criador: “Serão vocês que irão me ensinar a criar filhos? Vão me dar lições sobre o que devo fazer?

12 Fui eu que fiz a terra e nela criei as pessoas. Estendi os céus com as minhas próprias mãos e dei ordem para as estrelas aparecerem.

13 Fui eu que despertei Ciro para uma causa justa. Vou facilitar o seu trabalho. Ele reconstruirá a minha cidade, e libertará o meu povo do exílio, sem querer pagamento nem recompensa. Eu, o SENHOR Todo-Poderoso, falei isso”.

14 Assim diz o SENHOR: “Será sua toda a riqueza do Egito, as mercadorias da Etiópia e dos sabeus, povo de alta estatura, e eles serão seus escravos. Eles se inclinarão diante de você e dirão: ‘Certamente Deus está com você. Ele é o único Deus que existe, não há outro Deus’”.

15 Na verdade, o Senhor é um Deus que se esconde, o Deus de Israel, o Salvador.

16 Todos os que fazem falsos deuses ficarão envergonhados; todos eles serão desonrados.

17 Mas o SENHOR salvou Israel, a sua salvação é eterna. Vocês nunca mais serão envergonhados nem desonrados.

18 Deus é o Criador do céu e da terra. Ele é Deus e SENHOR. Ele fez a terra e lhe deu forma. Não a criou para ficar vazia, mas lhe deu forma para ser habitada. Ele diz: “Eu sou o SENHOR, e não existe nenhum outro Deus.

19 Não falei em segredo, nem num lugar escondido da terra. Eu não disse aos descendentes de Jacó: ‘Procurem-me em vão’. Eu, o SENHOR, falo o que é certo e digo a verdade.

O Senhor prova que ele é o único Deus

20 “Vocês, sobreviventes das nações, venham e reúnam-se diante de mim. As pessoas que levam imagens em procissões são ignorantes. Elas oram a um deus que não pode salvá-las, mas elas não sabem o que fazem.

21 Venham e mostrem as suas provas. Consultem uns aos outros sobre esta questão. Quem anunciou isso desde há muito tempo? Desde tempos antigos, alguém disse que isso iria acontecer? Não fui eu, o SENHOR? Não existe outro Deus que não seja eu; um Deus justo e Salvador. Eu sou o único Deus que existe.

22 “Povos da terra, venham a mim para serem salvos, porque eu sou Deus e não existe nenhum outro.

23 Juro por mim mesmo, o que digo é verdadeiro, e não deixará de acontecer. Diante de mim todos se ajoelharão, e jurarão me obedecer.

24 E dirão: ‘Só no SENHOR se encontra a justiça e o poder’. Todos os que se irritaram contra ele virão diante dele e serão envergonhados.

25 Mas todos os descendentes de Israel encontrarão justiça no SENHOR e o louvarão”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS