Novos planos anunciados

1 “Ouça o que vou dizer, ó família de Jacó! Vocês que são chamados pelo nome de Israel, que são descendentes de Judá, que juram pelo nome do SENHOR, que adoram o Deus de Israel, mas não fazem isso com honestidade e lealdade.

2 Mas mesmo assim vocês dizem que são cidadãos da cidade santa e que confiam no Deus de Israel, o SENHOR Todo-Poderoso!

3 “Há muito tempo que eu tinha predito as coisas do passado. Falei tudo para vocês e foram avisados. De repente fiz o que anunciei antes, e as coisas aconteceram.

4 Pois eu sei que você é um povo teimoso, que tem a cabeça dura como o ferro e a testa como o bronze.

5 Por isso anunciei tudo o que iria acontecer, com muita antecedência. Portanto, não diga: ‘Foi o meu ídolo que fez isso acontecer; foram as minhas imagens de metal e de madeira que ordenaram tudo isso’.

6 Você ouviu o que anunciei e viu o que aconteceu, então reconheça que tudo aconteceu como eu disse. Agora vou dizer a você coisas novas, coisas que estavam escondidas e que ninguém conhecia.

7 Coisas que só agora foram criadas, e não nos tempos antigos. Até o dia de hoje, você nunca tinha ouvido falar dessas coisas, para você não falar: ‘Eu já sabia disso’.

8 De fato, você nunca ouviu nem entendeu. Há muito tempo que os seus ouvidos estão surdos. Pois eu sei que não é fiel, você é rebelde desde que nasceu.

9 Por amor a mim mesmo contenho a minha ira e pela minha honra tenho tido paciência para não destruí-lo.

10 Olhe, eu purifiquei você, não como a prata, mas no forno do sofrimento.

11 Fiz isso por amor a mim mesmo, porque não permito que o meu nome seja desonrado. Não dou a minha glória a ninguém.

A salvação de Israel

12 “Escute-me, ó povo de Jacó! Israel, eu chamei você para ser o meu povo. Eu sou o Primeiro e eu sou o Último.

13 A minha mão fez a terra. A minha mão direita estendeu os céus. Quando chamo o nome deles, todos eles se levantam.

14 “Venham e ouçam bem. Quem foi que anunciou o que vai acontecer? O amado do SENHOR cumprirá o seu propósito contra a Babilônia, ele atacará o povo dos caldeus.

15 Fui eu que falei. Eu o chamei e fiz com que ele viesse; e a sua missão terminará em sucesso.

16 Aproximem-se de mim e ouçam isto! Eu estava lá desde que a Babilônia começou como nação. Desde o princípio eu não falei em segredo para que as pessoas pudessem saber o que eu disse”. Agora o Senhor DEUS me envia junto com o seu Espírito para falar estas coisas.

17 Assim diz o SENHOR, o seu Salvador, o Santo de Israel: “Eu, o SENHOR, sou o seu Deus, que lhe ensina o que é bom e que o leva pelo caminho que deve andar.

18 Se você tivesse obedecido aos meus mandamentos, a sua paz seria como um rio, a sua salvação como as ondas do mar.

19 Os seus descendentes seriam tão numerosos como a areia, como os grãos de areia. Eles não teriam sido destruídos nem eliminados de diante de mim”.

20 Saiam da Babilônia! Fujam dos caldeus! Anunciem com gritos de alegria! Digam isso a todos! Proclamem isso até os confins da terra! Digam: “O SENHOR pagou o resgate pelo seu servo Jacó”.

21 Não tiveram sede quando ele os conduziu pelo deserto, quando ele fez sair água da rocha para eles.

22 O SENHOR diz: “Mas não haverá paz para os maus”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS