1 Desperte! Desperte, ó Sião! Vista-se de força. Vista-se com os seus lindos vestidos, ó Jerusalém, cidade santa, porque os incircuncisos e os impuros não voltarão a entrar em você.
2 Ó Jerusalém, fique em pé e tire o pó de você! Ó Sião, cidade cativa, sente-se no seu trono, mas livre-se das correntes do seu pescoço,
3 pois assim diz o SENHOR: “Quando vocês foram vendidos ninguém teve que pagar nada, agora também serão resgatados sem pagamento”.
4 Assim diz o Senhor DEUS: “No princípio o meu povo desceu ao Egito e morou lá por algum tempo. Mais tarde, ele foi oprimido pela Assíria sem qualquer motivo.
5 E agora o que aconteceu? Outra nação levou o meu povo”, diz o SENHOR. “Uma nação que não pagou pelo meu povo, mas que o oprime e zomba dele, e não para de me insultar”. O SENHOR é quem diz estas coisas.
6 “Por isso, o meu povo saberá quem eu sou. Naquele dia eu direi: ‘Aqui estou!’”
7 Como é belo ver sobre os montes os pés do mensageiro que chega e anuncia a paz, que traz boas notícias, que anuncia a salvação. Ele diz a Sião: “O seu Deus é rei”.
8 Escute! Todas as suas sentinelas gritam de alegria, porque veem com os seus próprios olhos o regresso do SENHOR a Sião.
9 Gritem de alegria, ó ruínas de Jerusalém, porque o SENHOR consolou o seu povo, ele resgatou Jerusalém.
10 O SENHOR mostrou o seu poder diante de todas as nações. Até as nações que vivem nos lugares mais distantes serão testemunhas de como Deus salva ao seu povo.
11 Saiam, saiam dali! Não toquem em nada impuro! Vocês que transportam os utensílios do SENHOR, saiam da Babilônia e sejam puros.
12 Mas não saiam correndo, não saiam como se fossem fugitivos. O SENHOR irá na frente de vocês, e o Deus de Israel irá também atrás de vocês para protegê-los.
13 O Senhor diz: “Vejam, o meu servo terá sucesso naquilo que irá fazer; e ele será exaltado a uma posição de muita honra.
14 Muitas pessoas ficaram espantadas por causa dele. Bateram tanto nele que elas mal podiam reconhecê-lo quando o viram. Ele estava tão desfigurado que nem parecia ser uma pessoa.
15 Mas também é verdade que muitas nações ficarão maravilhadas por causa dele. Os reis olharão para ele e ficarão sem palavras. Eles não irão ouvir a história sobre o meu servo, mas eles verão isso acontecendo! Eles não irão ouvir essa história, mas eles a entenderão!”