1 O SENHOR diz: “Grite de alegria, ó mulher estéril, você que nunca teve dores de parto, grite de júbilo e de alegria. Porque os filhos da mulher abandonada serão mais do que os da mulher que tem marido.
2 Faça tudo o que puder para alargar o espaço da sua tenda e aumentar as suas cortinas. Estique as suas cordas e prenda bem as estacas.
3 Porque você crescerá para a direita e para a esquerda. Os seus descendentes dominarão as nações e ocuparão as cidades abandonadas.
4 Não tenha medo porque não voltará a sofrer vergonha. Não desanime, não voltará a ser humilhada. Esquecerá a vergonha da sua juventude e nunca mais se lembrará da humilhação da sua viuvez.
5 Porque o seu Criador é o seu marido, o seu nome é o SENHOR Todo-Poderoso. O Santo de Israel é o seu Salvador. Ele é conhecido como o Deus de todo o mundo.
6 “Você era como uma esposa abandonada e aflita, como uma mulher casada, rejeitada quando ainda era jovem. Mas o SENHOR chamou você e disse:
7 ‘Abandonei você por um instante, mas voltarei a unir-me com você com muita compaixão.
8 Cheio de ira e por pouco tempo me escondi de você, mas com amor eterno terei compaixão de você’. Assim diz o SENHOR, o seu Salvador.
9 “Assim como prometi a Noé que as águas do dilúvio nunca mais iriam encher a terra, prometo agora também nunca mais me irritar com você e nunca mais tornar a ameaçá-la.
10 Embora os montes sejam abalados e as colinas tremam, o meu amor fiel por você continuará firme e a minha aliança de paz não será removida”. Assim diz o SENHOR, que ama você.
11 “Cidade aflita, sacudida por tempestades e sem ninguém que a console. Eu mesmo vou reconstruí-la, colocarei as suas pedras sobre turquesas e colocarei os seus alicerces sobre safiras.
12 Com rubis construirei as suas torres e com joias, as suas portas. Construirei os seus muros com pedras preciosas.
13 Todos os seus filhos serão ensinados pelo SENHOR, e grande será a prosperidade dos seus filhos.
14 Sobre a justiça será estabelecida, livre de qualquer opressão e sem nenhum temor. Não terá mais terror, porque o terror não se aproximará de você.
15 Se alguém atacar você, não fui eu que o enviei; e quem atacar você, cairá na sua frente.
16 “Olhe, fui eu quem criou o ferreiro que sopra nas brasas do fogo e produz todo tipo de ferramentas de trabalho. E fui eu também quem criou o destruidor para destruir.
17 Qualquer arma fabricada para lhe fazer mal nunca terá sucesso. Todo aquele que quiser condená-la será ele mesmo condenado. Essa é a vantagem que têm os servos do SENHOR, e esta é a defesa que lhes prometo”. Assim declara o SENHOR.