1 O SENHOR diz: “Pratiquem a justiça e façam o bem, porque a minha salvação está quase chegando e a minha justiça está prestes a ser revelada.
2 Feliz é o homem justo, a pessoa que permanece firme. A pessoa que respeita e cumpre o dia de sábado e tem cuidado para não fazer nenhum mal”.
3 O estrangeiro que quer se unir ao SENHOR não deve dizer: “O SENHOR não me ama como ama o seu povo”. O eunuco não deve dizer: “Não sou nada, sou apenas uma árvore seca”.
4 Pois assim diz o SENHOR: “Há eunucos que escolhem fazer o que me agrada. Eles obedecem às leis sobre os meus sábados e guardam à minha aliança com fidelidade.
5 Por isso eu vou colocar um monumento no meu templo com os seus nomes para que eles possam ser lembrados na minha cidade. Sim, eu darei a eles algo que vale muito mais do que ter filhos e filhas. Eu darei a eles um nome eterno! Eles nunca serão cortados do meu povo.
6 “Há estrangeiros que escolhem fazer o que agrada a mim, o SENHOR. Eles me amam e querem ser os meus servos. Eles guardam o sábado como um dia especial e obedecem à minha aliança em cada detalhe.
7 Por isso eu os conduzirei ao meu monte santo e os encherei de alegria na minha casa de oração. Aceitarei no meu altar as suas ofertas e os seus sacrifícios, e a minha casa será chamada casa de oração para todas as nações.
8 Eu sou o Senhor DEUS, que reúne os exilados de Israel. Eu digo que reunirei ainda outros àqueles que já foram reunidos”.
9 Venham todos vocês, animais selvagens e animais da floresta, venham e comam!
10 Os vigias de Israel estão cegos, não sabem nada. Todos eles são cães mudos, que não podem ladrar. Eles se deitam e sonham, só gostam de dormir.
11 São como cães cheios de fome que comem sem nunca ficarem satisfeitos. São pastores sem entendimento. Todos fazem só o que lhes interessa, sem se importarem com mais ninguém.
12 Eles dizem: “Vamos todos beber, vamos nos embriagar com bebidas fortes. Amanhã será o mesmo que hoje, ou ainda melhor”.