1 O Espírito do Senhor DEUS está sobre mim, o SENHOR me escolheu para anunciar as boas notícias aos pobres. Ele me enviou para curar os aflitos, proclamar a libertação dos cativos e anunciar a liberdade aos prisioneiros.
2 Ele me enviou para proclamar o ano em que o SENHOR mostrará a sua bondade, e o dia em que o nosso Deus se vingará. Fui enviado para consolar os que choram,
3 e para pôr sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, o óleo de alegria em vez de luto, e um manto de louvor em vez de um espírito de tristeza. Então serão chamados de árvores da justiça, carvalhos plantados pelo SENHOR.
4 Eles reconstruirão as velhas ruínas e levantarão as casas destruídas. Reconstruirão as cidades arruinadas, destruídas há muito tempo.
5 Estrangeiros cuidarão dos seus rebanhos e as pessoas de fora trabalharão nos seus campos e vinhas.
6 Vocês serão chamados sacerdotes do SENHOR, e servos do nosso Deus. Vocês gozarão da riqueza das nações e terão orgulho dos bens que eles tinham.
7 Em vez da vergonha, o meu povo receberá o dobro da riqueza deles; em vez da desonra, ele receberá terras e ficará alegre. Sim, o meu povo possuirá uma porção dupla na sua terra e terá uma alegria eterna.
8 “Porque eu, o SENHOR, amo a justiça, mas odeio o roubo e a maldade. Eu cumprirei o que prometi ao meu povo e farei com eles uma aliança eterna.
9 Os seus descendentes serão conhecidos entre as nações e os seus filhos entre os povos. Todos os que os virem reconhecerão que eles são um povo abençoado pelo SENHOR”.
10 O SENHOR me encheu de alegria, todo o meu ser está cheio de felicidade! Ele me vestiu de salvação e pôs sobre mim o manto de justiça. Fiquei como um noivo vestido para o seu casamento, como uma noiva cheia de joias.
11 Porque, assim como a terra produz as plantas e as sementes brotam no jardim, assim o Senhor DEUS fará crescer a justiça, e o seu louvor diante de todas as nações.