1 Como seria bom se o Senhor rompesse os céus e descesse! As montanhas ficariam tremendo diante da sua presença!
2 O Senhor seria como um fogo que queima a lenha seca, ou que faz ferver a água. Os seus inimigos ficariam sabendo quem o Senhor é, as nações tremeriam diante da sua presença.
3 Seria como quando fez coisas tremendas, coisas que não esperávamos, quando desceu e as montanhas tremeram diante do Senhor.
4 Nunca ninguém ouviu falar de tal Deus. Desde os tempos antigos, nunca ninguém ouviu tal história. Ninguém viu outro Deus fazer as coisas que fez pelas pessoas que confiam no Senhor.
5 O Senhor vai ao encontro daqueles que praticam o bem com alegria, que são obedientes ao Senhor. Mas nós desobedecemos e o Senhor ficou irritado. Mesmo assim, sempre nos salvou.
6 Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas obras são como panos menstruais sujos. Todos nós murchamos e caímos como uma folha seca, e os nossos pecados nos arrastam como o vento.
7 Não há quem o chame, nem quem procure o seu apoio, pois o Senhor se escondeu de nós e nos deixou no poder do nosso próprio pecado.
8 Mas o SENHOR é o nosso Pai. Nós somos o barro e o Senhor é o oleiro. Fomos todos feitos pelo Senhor.
9 SENHOR, não se irrite tanto, não fique pensando no nosso pecado. Olhe que somos o seu povo.
10 As suas santas cidades ficaram abandonadas. Sião ficou vazia, Jerusalém está em ruínas.
11 O nosso belo e santo templo, onde os nossos antepassados o louvavam, foi queimado. Tudo o que era precioso para nós foi destruído.
12 Diante de tudo isso, SENHOR, por que não faz nada? Vai continuar calado e nos castigar ainda mais?