Síria e Israel

1 Acaz, filho de Jotão e neto de Uzias, era rei de Judá. Nesse tempo o rei Rezim governava a Síria. O rei Peca, filho de Remalias, governava Israel. Os reis Rezim e Peca decidiram atacar Jerusalém mas não conseguiram conquistá-la. 2 Quando Acaz, o herdeiro de Davi, foi informado de que a Síria e Efraim tinham feito uma aliança, ele e todo o seu povo ficaram tremendo, como árvores da floresta agitadas pelo vento.

3 Então o SENHOR disse a Isaías: — Vá com o seu filho Sear-Jasube ao encontro de Acaz. Ele está no lugar onde termina o canal do reservatório superior, no caminho que leva ao Campo do Lavandeiro.

4 Diga a ele para ter cuidado e calma! Não deve desanimar, nem ter medo do que resta desses dois pedaços de lenha fumegantes: não deve ter medo da fúria de Rezim, o sírio, nem do filho de Remalias. 5 A Síria e Israel fizeram planos contra o rei Acaz. Eles disseram: 6 “Vamos invadir, apavorar e dividir o reino de Judá entre nós. Depois vamos instalar o filho de Tabeel como rei”. 7 Mas isto é o que eu, o SENHOR Deus, digo: “Esse plano não será bem-sucedido, isso não irá acontecer.

8 Quem manda na Síria é Damasco, e quem manda em Damasco é Rezim. Dentro de sessenta e cinco anos Efraim será destruído e deixará de existir.

9 Quem manda em Efraim é Samaria, e quem manda em Samaria é o filho de Remalias. Acreditem nisto, ou vocês não sobreviverão”.

Emanuel

10 O SENHOR enviou outra mensagem a Acaz:

11 — Peça ao SENHOR, seu Deus, para lhe enviar um sinal. Pode vir do fundo do mundo dos mortos ou do mais alto céu.

12 Mas Acaz disse: — Não vou pedir isso! Não vou pôr o SENHOR à prova.

13 Então Isaías disse: — Escutem, herdeiros de Davi! Não basta testarem a paciência dos homens? Querem agora também testar a paciência de Deus?

14 Pois bem! O próprio Senhor lhes dará um sinal: “Uma jovem ficará grávida e dará à luz um filho. Ela lhe dará o nome de Emanuel.

15 Ele comerá creme de leite e mel, até ter idade de rejeitar o mal e escolher o bem.

16 Mas antes dele saber fazer essa escolha, a terra desses dois reis que você teme estará desolada.

17 “Mas o SENHOR trará um tempo de angústia contra você, contra o seu povo e contra a família do seu pai. Esse sofrimento será o pior que já houve desde o tempo em que Efraim se separou de Judá. Isso vai acontecer quando Deus trouxer o rei da Assíria contra vocês.

18 “Naquele dia, o SENHOR assobiará para que os egípcios venham, como se fossem moscas, dos distantes rios do Egito. Ele também assobiará para que os assírios, como se fossem abelhas, da terra da Assíria.

19 Eles virão e pousarão nos vales profundos, nas fendas das rochas, nos matagais espinhosos e em todos os lugares onde o gado bebe água.

20 Naquele dia, o SENHOR vai contratar o rei da Assíria, que vive no outro lado do rio Eufrates, e o utilizará como uma navalha, para cortar o cabelo, a barba e os pelos do corpo de todas as pessoas.

21 “Naquele dia, quem tiver uma vaca e duas cabras 22 terá leite para fazer e comer creme de leite. Todos os sobreviventes comerão creme de leite e mel. 23 Naquele dia, nos lugares onde havia mil videiras que custavam mil moedas de prata, só haverá mato e espinheiros. 24 Só poderão entrar lá caçadores com arco e flechas, pois todo o país estará coberto de mato e espinheiros. 25 Já não se poderá ir aos montes onde as pessoas cultivavam com enxada, porque estarão cheios de mato e espinheiros; nesses montes os bois andarão pastando e as ovelhas correrão livremente”.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS