1 Mas não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado, Deus humilhou as terras de Zebulom e de Naftali, mas agora honrará o caminho do mar, a terra do outro lado do rio Jordão e a Galileia, onde muitos estrangeiros vivem.
2 O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; uma luz brilhou sobre os que viviam nas trevas da morte.
3 Ó Deus, o Senhor fez crescer a nação e aumentou a alegria do seu povo. Eles alegram-se diante do Senhor como se fosse tempo da colheita, ou como se repartissem riquezas tomadas na guerra.
4 Pois o Senhor quebrou o jugo do inimigo que os prendia, a barra que estava sobre os seus ombros, a vara com que o opressor batia neles. O Senhor fez como no tempo em que derrotou os midianitas.
5 As botas do inimigo, que faziam barulho, e todos os seus uniformes manchados com o nosso sangue serão lançados no fogo e ficarão queimados.
6 Porque um menino nasceu, um filho foi nos dado. Deus colocou toda a autoridade sobre os seus ombros. Ele será chamado: Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
7 Ele vai alargar o seu poder e governar em paz para sempre. Ele reinará sobre o trono de Davi e sobre o seu reino. Ele estabelecerá e sustentará o reino com justiça e retidão, desde agora e para sempre. Tudo isso acontecerá, porque é esse o desejo ardente do SENHOR Todo-Poderoso.
8 O Senhor enviou uma mensagem contra Jacó, a sentença caiu sobre Israel.
9 Todo o povo a conhecia, o povo de Efraim e o rei de Samaria. Mas disseram com orgulho e arrogância:
10 “Se eles destruírem as nossas casas feitas de tijolos, nós as construiremos de novo com pedras. Se eles destruírem as nossas casas feitas de figueiras, nós as construiremos de novo com madeiras de cedros”.
11 Por isso o SENHOR deu força aos adversários enviados por Rezim, e incitou contra eles os seus inimigos.
12 Síria, ao leste, e os filisteus, ao oeste, engoliram Israel de uma só vez. Mesmo assim, a sua ira não se acalma, a sua mão está pronta para castigar.
13 Israel, porém, não voltou para aquele que o tinha castigado, nem procurou o SENHOR Todo-Poderoso.
14 Por isso o SENHOR cortará a cabeça e a cauda de Israel, cortará a palmeira e os juncos num só dia.
15 Os líderes e as pessoas importantes são a cabeça, os profetas que ensinam mentiras são a cauda.
16 Os dirigentes estão enganando o povo, e o povo será destruído porque se deixa enganar.
17 Por isso o Senhor não perdoará aos jovens, e não terá compaixão dos órfãos nem das viúvas. Nenhum deles respeita a Deus, todos são maus e só dizem tolices. Mesmo assim, a sua ira não se acalma, a sua mão está pronta para castigar.
18 Certamente a maldade arde como um fogo, que destrói o mato e os espinheiros; que queima as árvores da floresta e lança nuvens de fumaça para o ar.
19 A ira do SENHOR Todo-Poderoso fará arder o país. As pessoas serão como lenha para o fogo, e ninguém terá pena de ninguém.
20 As pessoas comerão, mas ficarão com fome; comerão novamente e não ficarão satisfeitas. Até comerão os seus próprios filhos!
21 Manassés lutará contra Efraim, Efraim contra Manassés, e os dois lutarão contra Judá. Mesmo assim, a ira de Deus não se acalma, a sua mão está pronta para castigar.