1 No território de Efraim havia um homem chamado Mica. 2 Ele disse à sua mãe: — Sabe quem roubou as 1.100 moedas de prata que tinha? Uma vez ouvi você amaldiçoando o ladrão por causa desse roubo. Agora confesso que fui eu quem as roubou, eu tenho as moedas. A mulher disse: — Que o SENHOR o abençoe, meu filho!
3 Mica devolveu as moedas para a sua mãe e ela disse: — Estas moedas de prata serão uma oferta ao SENHOR. Vou entregar as moedas ao meu filho para que ele faça um ídolo de madeira e o cubra de prata. Portanto, meu filho, eu lhe devolvo as moedas.
4 Mas ele devolveu as moedas de prata a sua mãe e ela pegou duzentas moedas e as levou para fundir, para que fosse feito um ídolo de madeira, coberto de prata. Quando a estátua ficou pronta, eles a levaram para a casa de Mica. 5 Na casa dele havia um altar sagrado. Então Mica fez um éfode e algumas pequenas estátuas dos seus ancestrais e nomeou um dos seus filhos como sacerdote. 6 (Mica fez essas coisas porque nesse tempo o povo de Israel não tinha rei, e cada um fazia o que melhor lhe parecia.)
7 Havia um jovem levita que era da cidade de Belém de Judá. Ele estava vivendo entre a tribo de Judá. 8 Este jovem saiu de Belém de Judá, procurando um lugar para viver. Enquanto estava viajando, subiu ao monte de Efraim e chegou até a casa de Mica. 9 Mica lhe perguntou: — De onde você vem? O jovem respondeu: — Venho de Belém de Judá, sou levita e estou procurando um lugar para viver.
10 Então Mica disse: — Pode ficar comigo e ser meu pai e meu sacerdote. Pagarei a você dez moedas de prata por ano. Além disso lhe darei roupa e comida. O levita ficou ali.
11 O jovem aceitou a proposta de Mica e chegou a ser como mais um dos seus filhos. 12 Mica o escolheu como sacerdote e ele acabou vivendo ali. 13 Mica disse: — Agora sei que o SENHOR me abençoará porque tenho um levita como sacerdote.