1 Este livro é sobre a história e as mensagens de Jeremias, filho de Hilquias. Jeremias vinha de uma família de sacerdotes que morava em Anatote. Essa vila ficava na terra de Benjamim. 2 Jeremias começou a receber as mensagens do SENHOR no ano treze em que o rei Josias, filho de Amom, governou Judá. 3 Jeremias continuou recebendo as mensagens proféticas durante o reinado de Jeoaquim, filho de Josias e rei de Judá. As mensagens que Jeremias vinha recebendo continuaram até o ano décimo primeiro do rei Zedequias, filho de Josias e rei de Judá. Nesse mesmo ano, no quinto mês, o povo de Jerusalém foi levado prisioneiro.
4 Veio a mim esta mensagem do SENHOR:
5 “Antes de eu formar você no ventre da sua mãe, já o conhecia. Antes de você nascer, eu o escolhi para ser um profeta para as nações”.
6 Então eu lhe respondi: — Ai! Por favor, não, SENHOR Deus! Eu sou muito jovem e não sei falar em público.
7 E o SENHOR me disse: “Não diga que é muito jovem, porque irá a quem eu o enviar e dirá tudo o que eu lhe ordenar.
8 Não tenha medo das pessoas, porque eu estarei protegendo você. Eu, o SENHOR, afirmo isso”.
9 Depois o SENHOR estendeu a sua mão e tocou a minha boca. O SENHOR me disse: “Eu coloquei as minhas palavras na sua boca.
10 Hoje escolhi você para realizar uma tarefa que afetará nações e reinos. Você as removerá e provocará a sua queda. Fará com que desapareçam e sejam destruídas. Também fará com que sejam reconstruídas e edificadas de novo”.
11 Chegou esta mensagem do SENHOR: — O que você vê, Jeremias? Eu respondi: — Vejo um galho de amendoeira.
12 O SENHOR me disse: — Você viu bem, porque eu me encarregarei de que se cumpra tudo o que eu falar.
13 Veio a mim pela segunda vez a mensagem do SENHOR, dizendo: — O que você vê, Jeremias? Eu respondi: — Vejo uma panela com água fervendo. Essa panela está derramando a sua água desde o norte para cá.
14 O SENHOR me disse: “Do norte derramarei a desgraça sobre todos os habitantes de Judá.
15 Olhe, chamarei a todas as famílias dos reinos do norte. Os reis dessas nações virão e cada um deles colocará o seu trono na própria entrada de Jerusalém. Atacarão as muralhas que a cercam e atacarão todas as cidades de Judá.
16 Eu anunciarei o castigo contra esse povo por que eles são maus e me abandonaram. Eles ofereceram sacrifícios a outros deuses e adoraram imagens que fabricaram com as suas mãos.
17 “Mas você, Jeremias, prepare-se como se fosse ir para uma batalha; vá e diga a eles tudo o que eu lhe ordeno. Não tenha medo deles, senão eu farei com que você fique com mais medo diante deles.
18 Hoje eu o coloco como uma cidade amuralhada, como uma coluna de ferro, como uma parede de bronze. Você deverá enfrentar todo o país, todos os reis de Judá, todos os seus príncipes, os seus sacerdotes e todos os seus habitantes.
19 Eles lutarão contra você mas não poderão derrotá-lo, porque eu estarei com você para ajudá-lo. Eu, o SENHOR, afirmo isso”.