1 Isto é o que me disse o SENHOR: — Jeremias, vá e compre um cinto de linho, ponha-o na cintura e nunca o tire dali, nem mesmo para lavá-lo.
2 Então comprei o cinto e amarrei a minha cintura com ele, como o SENHOR tinha me falado. 3 Depois, o SENHOR me deu uma segunda mensagem:
4 — Tome o cinto que comprou e que traz na cintura, vá para Perate e esconda-o ali numa rocha.
5 Eu fui para Perate e o escondi lá, assim como tinha ordenado o SENHOR.
6 Depois de muito tempo, o SENHOR me disse: — Levante-se, vá para Perate e tome o cinto que eu ordenei você esconder lá.
7 Portanto, fui a Perate. Ali eu cavei e tirei o cinto do lugar onde o tinha escondido. O cinto já estava podre e não prestava para nada.
8 Então o SENHOR me deu esta mensagem:
9 — Assim como destruí este cinto, destruirei o esplendor de Judá e de Jerusalém. 10 Eles se recusam a ouvir as minhas palavras. Eles são arrogantes e fazem só o que eles querem fazer. Eles foram atrás de outros deuses para servi-los e adorá-los. Eles são como este cinto que não presta para nada. 11 Assim como se ajusta o cinto à cintura, assim fiz que todo o povo de Israel e de Judá se ajustasse a mim. Eu queria que eles fossem meu povo e me dessem fama, honra e glória, mas não me obedeceram.
12 — Diga também que eu, o SENHOR, Deus de Israel, digo: “Toda jarra deve ficar cheia de vinho”. E eles lhe dirão: “É claro que sabemos que toda jarra deve ficar cheia de vinho!” 13 E você lhes dirá que isto diz o SENHOR: “Farei com que fiquem embriagados todos os habitantes deste país; os reis que se assentam no trono de Davi, os sacerdotes, os profetas e todos os habitantes de Jerusalém. 14 Farei com que se despedacem uns contra os outros, pais e filhos por igual. Não haverá nada que me impeça de destruir vocês. Eu não terei compaixão nem piedade nem pena”. É a decisão do SENHOR.
15 Escutem e deem atenção. Não sejam orgulhosos, pois o SENHOR falou com vocês.
16 Deem glória ao SENHOR, seu Deus, antes que venha a escuridão e os seus pés comecem a tropeçar nas colinas escuras. Façam isso antes que ele torne em profunda escuridão e em densas trevas a luz que vocês esperam.
17 Se vocês não ouvirem isto, chorarei em segredo por causa da sua rebeldia. Derramarei amargas lágrimas, porque o rebanho do SENHOR será levado prisioneiro.
18 Diga isto ao rei e à mãe do rei: “Desçam dos seus tronos e se assentem com o resto das pessoas, pois caíram da cabeça as suas belas coroas”.
19 As cidades do sul de Canaã estão fechadas e não há ninguém que as abra. Todos os habitantes de Judá foram expulsos da sua terra, foram todos desterrados.
20 “Levantem os seus olhos e vejam aqueles que vêm do norte. Onde está o rebanho que lhe foi entregue, aquele rebanho que era o seu orgulho?
21 O que você dirá quando ele colocar como os seus chefes aqueles a quem você mesma ensinou? Não sentirá uma dor tão grande como a que sente uma mulher que dá à luz?
22 E se você se perguntar: ‘Por que me acontece isto?’ É pelos seus muitos pecados. Por isso eles levantaram a sua saia e você foi violentada.
23 Pode o etíope mudar a cor da sua pele? Pode um leopardo mudar as suas manchas? Da mesma forma, vocês não podem fazer o bem, estando tão acostumados a fazer o mal.
24 “Eu os espalharei por todas as partes como a palha que o vento do deserto leva para longe.
25 Isso é o que vai acontecer com você. Isso é o que eu planejei para você. Eu, o SENHOR, afirmo isso. “Tudo isso acontecerá por terem me esquecido e confiado em deuses falsos.
26 Eu também levantarei a sua saia até cobrir o rosto para expor a sua vergonha.
27 Eu tenho visto tudo, as suas infidelidades, os seus relinchos, a vergonha da sua prostituição nas colinas e os seus horríveis pecados nos campos. Ai de você, Jerusalém! Até quando continuará impura?”