1 “O pecado de Judá foi escrito com uma talhadeira de ferro; gravado com ponta de diamante na pedra do seu coração e nos chifres dos seus altares.
2 Os seus filhos se lembram dos altares e das estátuas de Aserá que estavam junto das árvores frondosas, nos altos montes.
3 Eu entregarei como um prêmio pelo qual ninguém pagará nada: meu monte e os seus campos, a sua riqueza e todos os seus tesouros. Farei isso por causa do pecado que há dentro das suas fronteiras.
4 Pela sua culpa, perderá o que lhe dei como herança. Eu a tornarei escrava dos seus inimigos num país que nem conhece, porque fez acender a minha ira como um fogo que arderá para sempre”.
5 Assim diz o SENHOR: “Coisas ruins irão acontecer com aqueles que confiam nas pessoas. Coisas ruins irão acontecer com aqueles que dependem do exército de homens. Isso é porque eles pararam de confiar no SENHOR.
6 Eles serão como um arbusto no deserto que não experimentará a chegada do bem, pois está plantado nos lugares secos do deserto; terra árida, onde não vive ninguém.
7 “Benditos aqueles que confiam no SENHOR. O SENHOR será a sua confiança.
8 Eles serão como árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não teme quando chega o calor. Não se preocupa no tempo da seca e nunca deixa de dar fruto.
9 “Não há nada mais enganoso do que o coração; não tem esperança. Quem o conhece?
10 Eu, o SENHOR, que examino os pensamentos e esquadrinho as intenções do coração; para dar o que merece a cada um, a colheita das ações que semearam”.
11 “Quem acumula riquezas de maneira desonesta é como perdiz que choca ovos que não botou. Na metade da sua vida o abandonarão, e no fim ficará como um tolo”.
12 Desde o princípio, nosso templo foi um trono glorioso.
13 O SENHOR é a esperança de Israel. Todo aquele que o abandone será envergonhado. Os que se afastam do SENHOR ficarão inscritos no pó porque abandonaram ao SENHOR, fonte de água fresca.
14 SENHOR, cure-me e ficarei curado; salve-me e serei salvo, porque o Senhor é a quem eu quero louvar.
15 O povo de Judá diz: “Onde está a palavra do SENHOR? Que se cumpra já!”
16 Mas eu nunca deixei de ser um pastor a seu serviço, nem desejei que chegue o dia do desastre. O Senhor conhece todas as minhas palavras, pois as disse na sua presença.
17 Não se torne um motivo de terror para mim, pois o Senhor é o meu refúgio em tempos de desgraça.
18 Envergonhe a todos os que me perseguem, mas não envergonhe a mim. Faça com que eles tenham medo, não eu. Traga sobre eles a desgraça e quebrante-os em grande maneira.
19 Isto é o que me disse o SENHOR: — Vá e fique em pé no Portão do Povo, pela qual entram e saem os reis de Judá. Proclame a minha mensagem a todas as pessoas. Depois vá também aos outros portões de Jerusalém e faça o mesmo.
20 Diga aos reis de Judá e aos habitantes de Jerusalém, a todos os que entram por estes portões, que eu, o SENHOR, digo isto: 21 “Tenham cuidado de não levarem cargas no dia de descanso. Tampouco tragam essas cargas pelos portões de Jerusalém. 22 Não levem nenhuma carga para fora das suas casas no dia de descanso. Não façam nenhum trabalho nesse dia. Façam do dia de descanso um dia sagrado. Eu ordenei a mesma coisa aos seus antepassados, 23 mas eles não me obedeceram. Eles não me deram atenção. Eles foram muito teimosos. Eu os castiguei mas não surtiu efeito. Eles continuaram a me rejeitar. 24 Mas vocês devem me obedecer. Vocês não devem trazer cargas pelo portão desta cidade no dia de descanso. Vocês devem fazer do dia de descanso um dia sagrado. Vocês vão fazer isso ao não fazer nenhum trabalho nesse dia.
25 — “Se vocês fizerem isso, então aqueles que governam Judá como reis continuarão sendo da família de Davi. Eles e os seus príncipes entrarão pelos portões desta cidade nas suas carruagens. As pessoas de Judá e de Jerusalém se unirão a eles. E esta cidade será habitada para sempre. 26 Pessoas virão a Jerusalém das cidades e dos povoados de Judá, da terra de Benjamim, das planícies de Judá e do sul de Canaã. Elas trarão sacrifícios que devem ser queimados completamente, outros sacrifícios, ofertas de cereal, incenso e ofertas de agradecimento ao templo do SENHOR.
27 — “Mas se vocês não me obedecerem, coisas ruins vão acontecer. Se vocês levarem cargas para Jerusalém no Sábado, vocês não o estão consagrando como um dia de descanso. Então eu acenderei um fogo nos portões de Jerusalém que não poderá ser apagado. Ele queimará todos os seus palácios”.