1 O SENHOR me deu esta mensagem 2 para anunciar ao povo de Jerusalém: “Eu lembro do amor fiel que me demonstrava quando você era jovem; o carinho que sentia por mim quando era minha esposa. Lembro que você me seguia pelo deserto, numa terra não cultivada.
3 Israel era só do SENHOR, a melhor parte da sua colheita de uvas; todo aquele que se atrevia a devorá-la recebia seu castigo, o desastre caía sobre ele. Eu, o SENHOR, falei isso”.
4 Descendentes de Jacó e famílias de Israel, escutem a mensagem do SENHOR. 5 Isto é o que ele diz: “Que viram de mal em mim os seus antepassados para que se afastassem de mim? Eles foram adorar o que não valia nada e acabaram eles mesmos sem valor.
6 Nunca perguntaram: ‘Onde está o SENHOR, que nos tirou do Egito, que nos guiou pelo deserto, por terra seca e em ruínas, que nos guiou por uma terra escura e perigosa, uma terra inexplorada onde não mora ninguém?’
7 “Eu os trouxe a uma terra fértil para que comessem os seus frutos e tudo de bom que ela produzia. Mas vocês poluíram a minha terra com o seu pecado; converteram a minha propriedade num lugar detestável.
8 “Os sacerdotes não se perguntaram: ‘Onde está o SENHOR?’ O povo que lida com a lei não me reconheceu. Os líderes se colocaram contra mim; os profetas se tornaram em vozeiros de Baal e adoraram ídolos que não servem para nada”.
9 Por isso, o SENHOR diz: “Os acusarei de novo, e acusarei os filhos dos seus filhos.
10 Vão até as ilhas de Chipre e vejam o que ali acontece. Enviem alguém a Quedar para que observe com cuidado o que ali acontece, para saber se tem acontecido coisa semelhante,
11 que uma nação tenha trocado de deuses, e isso que os seus deuses nem sequer são de verdade. Mas meu povo tem trocado a glória de Deus por ídolos que não servem para nada.
12 Fiquem espantados, ó céus! Fiquem comovidos e completamente turbados”. Esta mensagem é do SENHOR.
13 “Meu povo cometeu dois pecados contra mim: Eles me abandonaram, embora eu fosse a fonte de água viva; e depois cavaram as suas próprias cisternas; mas essas cisternas estão rachadas e não podem lhes dar água.
14 “Por acaso é Israel um escravo? É escravo de nascimento? Então, por que o saqueiam?
15 Os leões rugem ao seu redor, lançam fortes rugidos. Tornaram Israel num monte de ruínas, queimaram as suas cidades até as deixar desabitadas.
16 Até os homens de Mênfis e Tafnes a humilharam.
17 Tudo isso aconteceu com você por ter abandonado ao SENHOR, seu Deus, quando ele o guiava pelo caminho.
18 E agora, de que lhe serve ir até o Egito para beber água do Nilo? Por que quer ir até a Assíria para beber água do Eufrates?
19 A sua própria maldade recairá sobre você e a sua rebeldia lhe dará uma lição. Assim você verá e entenderá como é mau e amargo abandonar o SENHOR, seu Deus, e não me respeitar como deveria. Eu, o SENHOR, o Deus Todo-Poderoso, falei isso.
20 “Faz muito tempo você rompeu o seu jugo e tirou as correntes que atavam você a mim. Você disse que já não me serviria e como uma prostituta você se deitava em cada monte e debaixo de toda árvore frondosa.
21 Mas eu a plantei como uma videira seleta, toda ela da melhor semente. Como é que você se degenerou tanto ao ponto de se tornar uma videira estranha?
22 Mesmo que você se lave com lixívia e muito sabão, para mim sempre continuará manchada pelos seus pecados. Eu, o SENHOR Deus, falei isso.
23 “Judá, como se atreve a me dizer: ‘Eu sou inocente porque eu não tenho adorado deuses falsos’? Pense naquilo que fez no vale. Reflita no que fez. Você é como uma jovem camela que anda de um lugar para o outro.
24 Você é como uma jumenta selvagem que vive no deserto. Quando arde de desejos, ela cheira o vento. Quando está no cio, não há quem a controle. O macho que queira acasalar com ela, não terá que procurar muito porque é fácil de encontrar quando está em tempo do cio.
25 Não vá atrás desses ídolos, mesmo estando com os pés descalços! Não vá atrás deles até ficar sem fôlego e com a sua garganta seca! Mas você disse: ‘Não adianta, não há esperança! Eu gosto dos estranhos e sairei após eles’.
26 “Assim como um ladrão fica envergonhado quando é apanhado, assim se envergonhará a nação de Israel, os seus reis e os seus líderes, junto com os seus sacerdotes e profetas.
27 É que a uma árvore dizem: ‘Você é meu pai’; e a uma pedra dizem: ‘Você é minha mãe’. Eles me viraram as costas, não o rosto; mas quando estavam sofrendo me disseram: ‘Levante-se e nos salve’.
28 Judá, onde estão os deuses que você fez? Você tem tantos deuses como as suas cidades; pois que eles venham e a salvem quando estiver em desgraça.
29 “Eu, o SENHOR, pergunto: ‘Por que vocês ficam disputando comigo se todos vocês se rebelaram contra mim?’
30 Não serviu de nada castigar os seus filhos, não aprenderam a lição que lhes dei. Como um feroz leão vocês devoraram à espada os seus profetas.
31 “E vocês, pessoas desta geração, prestem atenção ao que eu, o SENHOR, digo. Por acaso fui como um deserto para Israel? Fui como uma terra escura e perigosa para eles? Então, por que vocês disseram, povo meu: ‘Somos livres, nunca mais voltaremos para você’?
32 Pode esquecer uma esposa as suas joias e o vestido de noiva? Porém, meu povo há muito tempo que se esqueceu de mim.
33 “Judá, você sabe bem como procurar outros amantes! Até as mulheres piores aprendem de você!
34 A saia do seu vestido está manchada de sangue, sangue de pessoas pobres e inocentes. Não os surpreendeu roubando a sua casa, contudo você os matou,
35 e disse: ‘Sou inocente, na realidade Deus já não está irritado comigo’. Vou julgar você por ter falado: ‘Não pequei’.
36 Que fácil fica para você mudar de caminho; mas assim como a Assíria a enganou, também o Egito vai enganá-la.
37 Então você será levada para longe daqui. Você sairá toda envergonhada. Eu, o SENHOR, tenho rejeitado aquelas nações em quem você confia; elas não conseguirão ajudá-la.