1 Esta é a mensagem que o SENHOR, o Deus de Israel, deu a Jeremias: — Escreva num livro todas as mensagens que eu lhe falei
3 porque chegará o momento em que eu recuperarei tudo o que foi tirado do meu povo, Israel e Judá. Vou trazê-los de volta para a terra que dei aos seus antepassados, e a possuirão. Eu, o SENHOR, falei.
4 O SENHOR falou sobre Israel e Judá. Estas são as suas palavras:
5 “O povo disse: ‘Escutamos um grito de terror’. Só há terror, não há paz.”
6 “Perguntem agora se é possível que um homem dê à luz. Por que vejo então a todos os guerreiros com as suas mãos nos quadris como uma mulher que está dando à luz? Por que seu rosto está tão pálido?
7 Esse dia será muito importante, não há outro dia igual; um momento de angústia para Jacó, mas será livrado”.
8 O SENHOR Todo-Poderoso diz: — Nesse dia eu quebrarei do seu ombro o jugo que lhes impôs a Babilônia. Tirarei as suas amarras e já não serão mais escravos de estrangeiros.
9 Eles servirão ao SENHOR, seu Deus, e a um descendente do rei Davi, a quem eu farei reinar sobre eles.
10 “Não tema, Jacó, servo meu, e não trema, Israel. Eu vou resgatá-los desse país distante e resgatarei os seus filhos da terra onde estão exilados. Jacó voltará e estará em paz e seguro; ninguém o atemorizará.
11 Eu estou com você, para resgatá-lo. Eu, o SENHOR, afirmo isso. Acabarei com todas as nações entre as quais eu o dispersei. Mas não destruirei você, senão que o corrigirei com justiça, de jeito nenhum o deixarei sem castigo”.
12 Assim diz o SENHOR: “Sua ferida é incurável, não há esperança para sua chaga.
13 Não tem advogado para defender a sua causa, nem remédio para ser curado.
14 Todos os seus amantes a esqueceram; já não se preocupam com você; porque eu a golpeei duramente como o faria um inimigo cruel, por causa da sua maldade tão grande e porque são muitos os seus pecados.
15 Por que se queixa das suas feridas? A sua dor é incurável. Fiz tudo isso porque é muito grave a sua iniquidade e por seus muitos pecados.
16 Mas todos os que agora a devoram serão devorados; e todos os seus inimigos irão para o exílio. Todos os que a saqueiam serão saqueados; e farei que sejam roubados os que agora roubam você.
17 Eu devolverei a sua saúde e curarei as suas feridas. Eu, o SENHOR, afirmo isso, mesmo que a chamem ‘a abandonada’ e falem: ‘Essa é Sião, ninguém se preocupa com ela’”.
18 Assim diz o SENHOR: “Eu recuperarei o que foi tirado das tendas de Jacó, e terei compaixão dos seus lares. A cidade será reconstruída de novo, e o palácio ficará onde estava.
19 Eles entoarão canções de gratidão e darão gritos de alegria. Eu os multiplicarei e não serão poucos. Eu os farei importantes, nada insignificantes.
20 Eu restaurarei os descendentes de Jacó; serão abençoados como foi o povo de Israel no passado, e castigarei a todos os seus opressores.
21 Seu líder virá dentre eles mesmos; seu governador será um deles. Eu farei com que ele se aproxime de mim, e ele chegará ao meu lado, porque quem se atreveria a se aproximar de mim sem ser chamado? Eu, o SENHOR, afirmo isso.
22 Vocês serão o meu povo, e eu serei o seu Deus”.
23 Vejam! É a tempestade do SENHOR, ela sai como um tornado que se precipita girando sobre a cabeça dos perversos.
24 A ardente ira do SENHOR não se deterá até que faça completamente tudo o que tinha planejado. No final, vocês comprenderão tudo isso.