1 Então Josué, filho de Num, mandou secretamente desde Acácias dois espiões e lhes disse: — Explorem a terra, especialmente a cidade de Jericó. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raabe para ali passarem a noite.
2 Mas alguém informou o rei de Jericó: — Entraram aqui esta noite alguns israelitas. Eles vieram espiar a terra.
3 Então o rei de Jericó enviou esta mensagem a Raabe: — Entregue esses homens que entraram na sua casa porque eles são espiões.
4 Mas Raabe escondeu os dois homens e respondeu ao rei: — É verdade que alguns homens entraram na minha casa mas eu não sabia de onde eles eram.
5 Partiram ao anoitecer, um pouco antes de se fecharem as portas da cidade. Não sei para onde foram, mas se forem depressa, talvez ainda os possam alcançar.
6 O que realmente tinha acontecido é que ela tinha levado os espiões para o terraço da sua casa e tinha-os escondido entre o linho que ali tinha. 7 Então os homens do rei saíram em perseguição dos espiões e fecharam imediatamente as portas da cidade. Eles procuraram os espiões até chegarem ao lugar onde o caminho atravessa o rio Jordão. 8 Antes dos espiões se deitarem, Raabe subiu ao terraço 9 e lhes disse: — Eu sei que o SENHOR deu esta terra a vocês. Estamos com um medo terrível, as pessoas desta terra estão morrendo de medo.
10 Sabemos que o SENHOR secou a água do mar Vermelho quando vocês saíram do Egito e o que vocês fizeram, no outro lado do Jordão, com os dois reis amorreus, Seom e Ogue. Vocês os destruíram. 11 Quando soubemos o que tinha acontecido, ficamos sem coragem e cheios de medo, porque o SENHOR, seu Deus, é o Deus do céu e da terra. 12 Jurem-me agora pelo SENHOR que assim como eu tratei bem vocês, vocês também tratarão bem a mim e à minha família. E deem-me também uma garantia 13 de que pouparão a vida do meu pai, da minha mãe, dos meus irmãos, das minhas irmãs e das suas famílias. Prometam que nos salvarão da morte.
14 Os espiões responderam: — Se não disser a ninguém o que estamos fazendo, daremos a nossa vida pela sua. Quando o SENHOR nos der esta terra, vamos tratá-la bem e cumpriremos o que juramos.
15 Então, como a sua casa fazia parte do muro da cidade, Raabe os ajudou a descer pela janela com uma corda. 16 Mas antes lhes disse: — Vão para as montanhas! Dessa forma os homens do rei não os apanharão. Escondam-se lá durante três dias, até que eles regressem à cidade. Depois poderão seguir o seu caminho.
17 E os homens lhe disseram: — Cumpriremos o juramento que lhe fizemos,
18 mas quando voltarmos aqui, prenda esta corda vermelha na sua janela. E reúna em sua casa o seu pai, a sua mãe, os seus irmãos e toda a sua família. 19 Toda pessoa que sair para fora da sua casa será responsável pela sua própria morte. Nós não teremos culpa. Só seremos responsáveis pela morte de alguém que estiver dentro da sua casa. 20 Mas se você contar a alguém o que estamos prestes a fazer, já não seremos obrigados a cumprir o juramento que fizemos.
21 Então ela respondeu: — Seja assim como vocês disseram. Então ela se despediu deles e eles foram embora. Depois disso, ela prendeu a corda vermelha na sua janela.
22 Eles foram para as montanhas e ali permaneceram durante três dias. Os homens do rei os procuraram por todos os caminhos e depois regressaram para a cidade sem os terem encontrado. 23 Então os espiões desceram das montanhas, atravessaram o Jordão e apresentaram-se diante de Josué, filho de Num, para lhe informar de tudo o que tinha acontecido. 24 Eles disseram: — Na verdade o SENHOR nos deu toda aquela terra, porque todos os seus habitantes estão tremendo com medo de nós.