1 Quando todos os reis dos amorreus que viviam ao oeste do rio Jordão e os reis cananeus que habitavam junto à costa do mar souberam que o SENHOR tinha secado o Jordão para os israelitas passarem, perderam toda a força. Todos ficaram cheios de medo e sem coragem para lutar contra os israelitas.
2 E o SENHOR disse a Josué: — Prepare algumas facas de pedra e volte a circuncidar os israelitas.
3 Josué mandou fazer facas de pedra e circuncidou os israelitas no monte Aralote. 4 Josué os circuncidou porque todos os homens adultos, que tinham saído do Egito com idade para combater, tinham morrido no deserto. 5 Esses homens tinham sido circuncidados, mas os homens que tinham nascido no deserto não tinham sido circuncidados. 6 Durante quarenta anos os israelitas andaram pelo deserto, e todos os homens que tinham saído do Egito morreram porque não obedeceram ao SENHOR. E o SENHOR jurou que não os deixaria entrar na terra que o SENHOR tinha prometido aos seus antepassados que iria lhes dar, uma terra boa para semear e criar gado. 7 Assim, no lugar desses homens, Deus colocou os seus filhos. E Josué os circuncidou porque não tinham sido circuncidados durante a viagem. 8 Toda a nação ficou acampada até ficarem curados todos os que foram circuncidados.
9 Depois o SENHOR disse a Josué: — Hoje tirei de vocês a vergonha de serem escravos no Egito. (Por isso aquele lugar ainda hoje se chama Gilgal.)
10 Enquanto acampavam em Gilgal, na planície de Jericó, os israelitas celebraram a Páscoa, na noite do dia catorze do mês. 11 No dia depois da Páscoa, os israelitas começaram a comer dos produtos da terra, pão sem fermento e grãos de trigo torrados. 12 A partir desse dia, o maná deixou de aparecer e os israelitas passaram a comer o que a terra de Canaã produzia.
13 Numa ocasião, quando Josué se aproximava de Jericó, ele viu um homem na sua frente com uma espada na mão. Então Josué se aproximou e perguntou: — Você é nosso amigo ou inimigo?
14 Ele respondeu: — Não sou inimigo! Eu sou o comandante do exército do SENHOR. Acabo de chegar. Então Josué se inclinou até o chão em sinal de respeito e disse: — Eu sou seu servo, Senhor. Há alguma mensagem para mim?
15 O comandante do exército do SENHOR disse a Josué: — Tire as sandálias, porque o lugar onde está é sagrado. E Josué obedeceu.