1 Naquele mesmo dia, Nadabe e Abiú, filhos de Aarão, pegaram os seus incensários e tendo colocado neles brasas e incenso foram oferecer um fogo estranho ao SENHOR, que Deus não tinha lhes ordenado. 2 Nesse momento saiu fogo da presença do SENHOR e eles foram consumidos completamente, morrendo ali mesmo, diante do SENHOR.
3 Moisés então disse a Aarão: — O SENHOR se referia ao que acabou de acontecer quando disse: “Os sacerdotes que se cheguem a mim têm que me respeitar; a eles mostrarei que sou santo, e serei respeitado por todo o povo”. E Aarão ficou calado.
4 Então Moisés chamou Misael e Elzafã, filhos de Uziel, tio de Aarão, e lhes disse: — Vão buscar os corpos dos seus irmãos da frente do santuário e levem-nos para fora do acampamento.
5 Eles foram, pegaram os corpos e levaram-nos ainda com as suas túnicas para fora do acampamento, como Moisés tinha dito.
6 E Moisés disse a Aarão e aos seus filhos Eleazar e Itamar: — Não fiquem tristes por causa deles, não raspem a cabeça nem rasguem as roupas. Se o fizerem, vocês morrerão e a ira do SENHOR cairá sobre toda a comunidade. Mas os seus parentes, a casa de Israel, poderão chorar por causa daqueles que foram mortos pelo fogo do SENHOR.
7 Não saiam da entrada da Tenda do Encontro. Se saírem, morrerão, pois foram consagrados ao SENHOR pelo azeite de consagração. E eles fizeram o que Moisés lhes disse.
8 Depois o SENHOR disse a Aarão:
9 — Nem você, nem os seus filhos devem beber vinho, nem outras bebidas alcoólicas quando entrarem na Tenda do Encontro, senão vocês morrerão. Esta é uma lei para sempre, para todas as gerações. 10 Assim vocês poderão distinguir o sagrado do profano, e o puro do impuro. 11 E poderão ensinar aos israelitas todas as leis que eu, o SENHOR, dei por meio de Moisés.
12 Moisés disse a Aarão e aos dois filhos que ficaram vivos, Eleazar e Itamar: — Comam a oferta de cereal que restou do sacrifício que foi queimado inteiramente ao SENHOR. Comam-na sem fermento e junto ao altar, porque é uma coisa muito sagrada.
13 Comam-na num lugar sagrado, pois é a porção do sacrifício que foi todo queimado ao SENHOR e pertence a vocês.
14 — Mas o peito e a coxa do animal oferecido com o movimento de apresentação, vocês podem comer em qualquer lugar que tenha sido purificado. Essa é a parte das ofertas de comunhão dos israelitas que foi dada a você e aos seus filhos e filhas. 15 Tanto a coxa como o peito serão sempre oferecidos ao SENHOR com o movimento de apresentação, juntamente com a gordura do sacrifício que foi todo queimado. Essa é a parte que pertence a você e aos seus filhos. Pois foi assim que o SENHOR ordenou.
16 Depois Moisés procurou o bode do sacrifício pelo pecado, mas descobriu que já tinha sido queimado. Então ficou irado com Eleazar e Itamar, os filhos de Aarão que tinham ficado vivos, e lhes disse:
17 — Por que não comeram o sacrifício pelo pecado no lugar santo? Pois é um sacrifício muito sagrado, oferecido para perdoar o pecado da comunidade e para a sua purificação diante do SENHOR. 18 Como o sangue do animal não foi levado para dentro do Lugar Santo, era ali que vocês deveriam ter comido a sua carne, como eu tinha ordenado.
19 Aarão disse a Moisés: — Olhe, hoje mesmo os meus filhos ofereceram o sacrifício pelo pecado e o sacrifício todo queimado ao SENHOR, e aconteceram estas coisas terríveis comigo. Você acha que o SENHOR teria ficado satisfeito se eu tivesse comido o sacrifício pelo pecado hoje?
20 Moisés ouviu a explicação e ficou satisfeito.