1 O SENHOR disse a Moisés e a Aarão:
2 — Digam aos israelitas que os animais que vocês poderão comer 3 são os animais que têm o casco dividido e que ruminam.
4 — Portanto, não poderão comer destes animais, embora eles sejam ruminantes ou tenham o casco dividido: o camelo, ele é ruminante mas não tem o casco dividido. Considerem-no impuro. 5 Também o coelho, ele é ruminante, mas o casco não é dividido. Considerem-no impuro. 6 A lebre, ela é ruminante mas não tem o casco dividido. É impura. 7 O porco, ele tem o casco dividido mas não é ruminante. Considerem-no impuro. 8 Não deverão comer destes animais nem tocar nos seus corpos mortos. Considerem-nos impuros.
9 — Dos animais que vivem nas águas do mar e dos rios, vocês poderão comer de todos os que têm barbatanas e escamas. 10 Mas dos répteis e dos animais que vivem nas águas do mar ou dos rios e que não têm escamas ou barbatanas, vocês não poderão comer. 11 Considerem esses animais impuros. Não comam, nem toquem nos seus corpos mortos. 12 Considerem impuro todo animal que vive na água e não tem barbatanas nem escamas.
13 — As seguintes aves são impuras e vocês estão proibidos de comê-las: a águia, o abutre, a águia-marinha, 14 o milhafre, o falcão, 15 todas as espécies de corvos, 16 a avestruz, a andorinha, a gaivota e todas as espécies de gaviões, 17 o mocho, a coruja, o corujão, 18 o íbis, o pelicano, o abutre, 19 a cegonha, a garça, a poupa e o morcego.
20 — Todos os insetos que têm asas mas que andam pelo chão, vocês deverão considerar impuros, 21 a não ser os insetos que podem saltar porque têm as pernas articuladas. 22 Portanto, podem comer todo tipo de gafanhotos e de grilos.
23 — Mas deverão considerar impuros todos os outros tipos de insetos voadores que andem pelo chão. 24 Quem tocar no corpo morto de um desses animais, ficará impuro até o fim da tarde. 25 Quem pegar no corpo morto de um desses animais, terá que lavar a sua roupa e ficará impuro até o fim da tarde.
26 — Deverão também considerar impuro todo animal que não tiver o casco dividido ou que não ruminar. E quem tocar num desses animais ficará também impuro. 27 Além disso, considerem também impuros todos os animais de quatro patas que caminham sobre a planta dos pés. Quem tocar neles ficará impuro até o fim da tarde. 28 E quem pegar no corpo morto desses animais terá que lavar a sua roupa, e ficará impuro até o fim da tarde.
29 — Deverão também considerar impuros estes animais que rastejam pelo chão: a toupeira, o rato, toda espécie de lagarto grande, 30 a lagartixa, o crocodilo, a salamandra, o lagarto de areia e o camaleão. 31 Estes são os animais que vocês deverão considerar impuros. Quem tocar nos seus corpos mortos ficará impuro até o fim da tarde.
32 — Se o corpo de um desses animais cair morto sobre qualquer objeto, o objeto ficará impuro, seja o objeto feito de madeira, de pano, de couro, de lã ou de pano de saco. O objeto terá que ser lavado com água e ficará impuro até o fim da tarde. Depois, poderá ser usado de novo. 33 Se um animal impuro cair dentro de uma vasilha de barro, tudo o que estiver dentro da vasilha ficará impuro e a vasilha terá que ser quebrada. 34 Se a vasilha tiver água dentro e a água cair sobre qualquer tipo de comida ou bebida, a comida ou a bebida ficará impura. 35 Se o corpo morto de um desses animais tocar num forno ou fogão de barro, deverão destruí-lo. Vocês deverão considerar essas coisas impuras, pois elas são sempre impuras.
36 — Se o corpo morto de um animal cair numa fonte ou num poço de água, a água continuará pura. Mas quem tocar no corpo do animal ficará impuro. 37 Se o corpo morto cair sobre alguma semente que vai ser plantada, a semente continuará pura. 38 Mas se a semente estiver molhada e o corpo do animal cair sobre ela, ela deverá ser considerada impura.
39 — Quando um animal (que pode ser comido) morrer de morte natural, a pessoa que tocar no corpo ficará impura até o fim da tarde. 40 Quem comer da carne desse animal terá que lavar as suas roupas e ficará impuro até o fim da tarde. Quem transportar o corpo do animal terá que lavar as suas roupas e ficará impuro até o fim da tarde.
41 — Todos os animais que rastejam pelo chão são impuros e não poderão comer deles: 42 tanto os que rastejam sobre o ventre como os que caminham com quatro ou mais patas, são impuros. Não poderão comer deles. 43 Não se deixem contaminar por qualquer um desses animais. Não se tornem impuros por causa deles, 44 porque eu sou o SENHOR, o seu Deus. Purifiquem-se e permaneçam santos, porque eu sou santo. Não se tornem impuros por causa desses animais que se arrastam pelo chão. 45 Eu sou o SENHOR, que tirou vocês da terra do Egito, para ser o seu Deus. Sejam santos, porque eu sou santo.
46 Estas são as normas que se referem aos animais, às aves, aos seres que vivem na água, e aos animais que rastejam pelo chão. 47 Elas servem para distinguirem entre os animais puros e os animais impuros, entre os animais que podem ser comidos e os que não podem ser comidos.