1 O SENHOR disse a Moisés:
2 — Ordene aos israelitas que lhe tragam o mais puro azeite de oliveira para as lâmpadas do candelabro. Elas devem ser acesas toda noite. 3 Aarão deverá manter as lâmpadas acesas desde o entardecer até o amanhecer. O candelabro deverá ser colocado na Tenda do Encontro, do lado de fora da cortina da arca da aliança. Esta será uma lei para sempre, por todas as gerações. 4 Aarão deverá colocar sempre as lâmpadas no candelabro de ouro puro diante do SENHOR.
5 — Assem doze pães com a melhor farinha de trigo, cada pão deverá pesar quatro quilos. 6 Coloquem os pães em duas fileiras, seis pães em cada fileira, sobre a mesa de ouro puro que está diante do SENHOR 7 e ponham incenso puro em cada fileira. Isso servirá como lembrança da oferta queimada ao SENHOR. 8 Todos os sábados Aarão deverá colocar os pães em ordem diante do SENHOR. Essa aliança com os israelitas continuará para sempre. 9 Os pães pertencerão a Aarão e aos seus filhos. Eles deverão comê-los num lugar sagrado, porque são das ofertas mais sagradas oferecidas ao SENHOR. Esses pães pertencerão sempre a Aarão.
10 Entre os israelitas vivia um homem que era filho de mãe israelita e de pai egípcio. Um dia houve uma briga no acampamento entre esse homem e um outro israelita. 11 E aquele de quem só a mãe era israelita pronunciou coisas ofensivas e blasfemou o nome de Deus com uma maldição. Então o levaram a Moisés. (A mãe desse homem se chamava Selomite, era filha de Dibri, da tribo de Dã.) 12 Eles o prenderam até que o SENHOR lhes dissesse o que deviam fazer com o homem.
13 O SENHOR disse a Moisés:
14 — Leve o homem que me amaldiçoou para fora do acampamento. Todos aqueles que o ouviram blasfemar colocarão as suas mãos sobre a cabeça dele e a empurrarão para baixo. Então, toda a comunidade o apedrejará até ele morrer. 15 Diga também ao povo de Israel que se alguém amaldiçoar a Deus será castigado pelo seu pecado. 16 Quem insultar o nome do SENHOR será condenado à morte. Toda a comunidade deverá apedrejá-lo. Seja quem for, imigrante ou israelita, quem amaldiçoar o nome do seu Deus será morto.
17 — Quem matar outra pessoa, será condenado à morte. 18 Quem matar um animal de outra pessoa terá que pagar com outro animal igual. 19 Quem ferir uma pessoa, será igualmente ferido: 20 osso por osso, olho por olho, dente por dente. O mesmo que ele fez será também feito a ele. 21 Quem matar um animal pagará por ele. E quem matar um ser humano, será condenado à morte.
22 — A mesma lei será para todos, tanto para o imigrante como para quem tiver nascido no país. Eu sou o SENHOR, seu Deus.
23 Moisés foi então dizer isso aos israelitas. E levaram o homem que tinha amaldiçoado a Deus para fora do acampamento e o apedrejaram até ele morrer. Os israelitas fizeram tudo como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.