1 Oito dias depois Moisés chamou a Aarão, aos seus filhos, e aos líderes de Israel. 2 E disse a Aarão: — Traga um bezerro para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o sacrifício queimado, ambos sem nenhum defeito, e ofereça-os diante do SENHOR.
3 Depois diga aos israelitas para trazerem um bode para o sacrifício pelo pecado; um bezerro e um cordeiro de um ano, ambos sem nenhum defeito, para o sacrifício queimado; 4 um boi e um carneiro, para serem oferecidos ao SENHOR em sacrifício de comunhão; e que ofereçam tudo juntamente com uma oferta de cereais amassada com azeite, pois hoje o SENHOR aparecerá a eles.
5 Eles levaram tudo o que Moisés tinha ordenado para a entrada da Tenda do Encontro, e a comunidade aproximou-se e ficou de pé diante do SENHOR. 6 Moisés disse: — O SENHOR ordenou que vocês fizessem isso, para que a glória do SENHOR apareça a vocês.
7 E Moisés disse a Aarão: — Aproxime-se do altar e ofereça um sacrifício pelo pecado e um sacrifício queimado, para purificação dos seus pecados e dos pecados do povo, conforme o SENHOR ordenou.
8 Aarão aproximou-se do altar e matou o bezerro em sacrifício pelos seus próprios pecados. 9 Os filhos de Aarão trouxeram-lhe o sangue e Aarão molhou o dedo no sangue e pôs um pouco de sangue nos cantos do altar; ele derramou o resto do sangue na base do altar. 10 Depois queimou no altar a gordura, os rins e a parte gorda do fígado do sacrifício pelo pecado, conforme o SENHOR tinha ordenado a Moisés. 11 Mas a carne e a pele do animal, ele queimou fora do acampamento.
12 Depois Aarão matou o animal do sacrifício queimado. Os seus filhos trouxeram-lhe o sangue e ele aspergiu os lados do altar com o sangue. 13 Trouxeram-lhe então os pedaços do sacrifício queimado e a cabeça, e Aarão os queimou no altar. 14 Depois lavou as entranhas e as patas, e as queimou no altar, em cima do sacrifício queimado.
15 A seguir Aarão ofereceu o sacrifício pelo povo. Ele sacrificou o bode pelo pecado do povo, assim como tinha feito com o primeiro sacrifício. 16 Ofereceu também o sacrifício queimado, tendo seguido todas as normas. 17 Apresentou também a oferta de cereais. Tirou uma mão-cheia da farinha e queimou-a no altar, juntamente com o sacrifício que era queimado de manhã.
18 Matou também o bezerro e o carneiro em sacrifício de comunhão pelo povo. Os filhos de Aarão trouxeram-lhe o sangue, e ele aspergiu os lados do altar com o sangue. 19 As gorduras do bezerro e do carneiro: a cauda gorda, a gordura que cobre as entranhas, os rins e a parte gorda do fígado, 20 puseram-nas em cima do peito dos animais e Aarão queimou tudo isso sobre o altar. 21 Depois apresentou o peito e a coxa direita, com o movimento de apresentação, ao SENHOR, assim como Moisés tinha ordenado.
22 Depois de ter oferecido o sacrifício pelo pecado, o sacrifício queimado e o sacrifício de comunhão, Aarão levantou as mãos e abençoou o povo; então desceu do altar.
23 Moisés e Aarão entraram na Tenda do Encontro e, quando saíram, abençoaram o povo. E a glória do SENHOR apareceu a todo o povo. 24 Saiu fogo da presença do SENHOR e devorou o sacrifício queimado e as gorduras que estavam sobre o altar. O povo viu, gritou e inclinou-se em adoração.