1 Excelentíssimo Teófilo: Muitas pessoas têm procurado compor um relato das coisas que aconteceram entre nós. 2 Aquelas mesmas coisas que nos foram transmitidas por aqueles que as viram desde o princípio e que anunciaram a mensagem. 3 Eu também estudei com bastante cuidado essas coisas e achei que seria bom escrever tudo isto em ordem, 4 para que o senhor saiba toda a verdade a respeito daquilo que lhe ensinaram.
5 Quando Herodes era rei da Judeia, havia um sacerdote chamado Zacarias, que pertencia ao grupo de sacerdotes de Abias. Isabel, sua esposa, era da família de Arão. 6 Ambos eram justos diante de Deus e cumpriam sempre todas as leis e mandamentos do Senhor. 7 Eles, porém, não tinham filhos, pois Isabel era estéril e ambos eram muito velhos.
8 Um dia, quando o grupo de Zacarias estava de serviço, coube a ele a função de sacerdote perante Deus. 9 Conforme o costume, fizeram sorteio para ver quem iria entrar no templo e queimar incenso para o Senhor. A sorte coube a Zacarias. 10 Fora do templo, o povo continuava orando, enquanto o incenso estava sendo queimado. 11 Então, um anjo do Senhor apareceu a Zacarias do lado direito do altar do incenso. 12 Ao ver o anjo, Zacarias ficou perturbado e com muito medo. 13 O anjo lhe disse: — Não tenha medo, Zacarias! O Senhor ouviu a sua oração. Isabel, sua mulher, vai ter um filho e você deverá lhe dar o nome de João.
14 Ele vai lhe trazer muita alegria e satisfação e muitas pessoas ficarão felizes com o nascimento dele. 15 Ele será um grande homem diante do Senhor. Não beberá vinho nem bebidas fortes e até mesmo antes de nascer estará cheio do Espírito Santo. 16 Ele fará com que muitas pessoas do povo de Israel voltem para o Senhor seu Deus. 17 Ele irá à frente do Senhor com o espírito e o poder do profeta Elias. Ele fará com que os pais façam as pazes com os filhos e com que os desobedientes sejam prudentes como os justos. E assim vai preparar um povo para receber ao Senhor. 18 Zacarias disse ao anjo: — Mas como isso pode ser possível? Tanto eu como a minha mulher somos velhos!
19 O anjo lhe disse: — Eu sou Gabriel e estou sempre diante de Deus. Ele me enviou para falar com você e lhe dar estas Boas Novas.
20 Tudo o que eu disse vai acontecer no tempo certo. Você, porém, não acreditou nas minhas palavras e, portanto, vai ficar mudo e não será capaz de falar até o dia do nascimento do seu filho.
21 (Enquanto isso, a multidão lá fora esperava por Zacarias, admirada por ele se demorar tanto no templo.) 22 Quando Zacarias saiu, não podia falar com eles. Então entenderam que ele tinha tido uma visão no templo. E fazia sinais com as mãos ao povo, pois ele tinha ficado mudo. 23 Quando terminou o seu trabalho, Zacarias voltou para casa.
24 Pouco tempo depois, sua mulher Isabel ficou grávida e não saiu de casa durante cinco meses. Ela disse:
25 — Finalmente o Senhor me ajudou! As pessoas já não me desprezarão mais pelo fato de eu não ter podido ter filhos.
26 Seis meses depois de Isabel ter ficado grávida, Deus enviou o mesmo anjo, Gabriel, a uma vila na Galileia chamada Nazaré. 27 Ele apareceu a uma moça virgem que ia se casar com um homem chamado José. José era da família de Davi e o nome da moça era Maria. 28 Gabriel lhe disse: — Saudações, Maria! Você recebeu uma grande honra! O Senhor está com você.
29 Ela ficou perturbada e perguntava a si mesma o que aquelas palavras queriam dizer. 30 O anjo disse a ela: — Não tenha medo, Maria! Deus favoreceu a você.
31 Escute! Você vai ficar grávida e vai ter um filho a quem deverá lhe dar o nome de Jesus. 32 Ele será um grande homem e será chamado o Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33 Ele reinará eternamente sobre a casa de Jacó e o seu reino não terá fim!
34 Maria então perguntou ao anjo: — Mas como será isso possível se eu nunca tive relações com um homem?
35 E o anjo respondeu a ela: — O Espírito Santo descerá sobre você e o poder do Altíssimo cobrirá você com uma sombra. Por isso, o menino que vai nascer de você será santo e será chamado Filho de Deus.
36 Isabel, sua prima, também ficou grávida apesar de sua velhice. Aquela a quem chamavam estéril está grávida de seis meses. 37 Nada é impossível para Deus!
38 Maria disse: — Eu sou uma serva do Senhor. Que aconteça comigo conforme o que diz. E o anjo foi embora.
39 Logo depois disso acontecer, Maria se aprontou e partiu para uma vila na Judeia, na região das montanhas. 40 E assim que chegou na casa de Zacarias, ela cumprimentou Isabel. 41 E aconteceu que, quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se mexeu em seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 E Isabel disse então, em voz alta: — Você é a mais abençoada de todas as mulheres! Abençoado também é o filho que lhe vai nascer!
43 Mas quem sou eu para que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44 O menino dentro de mim se mexeu de alegria assim que ouviu o seu cumprimento. 45 Você é abençoada por acreditar nas coisas que o Senhor disse que vão acontecer.
46 Maria então disse: — A minha alma glorifica o Senhor,
47 e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
48 Pois olhou para a sua humilde serva e, de agora em diante, todos me chamarão de abençoada.
49 Porque o Deus poderoso fez grandes coisas por mim. Santo é o seu nome!
50 Ele é bondoso para com todas as pessoas que o temem, de geração em geração.
51 Ele tem feito grandes obras com a sua mão poderosa, e derrota os orgulhosos com os seus conceitos.
52 Ele derruba os poderosos dos seus tronos, e eleva os humildes.
53 Ele enche de bens aqueles que têm fome, e manda os ricos embora de mãos vazias.
54 Ele veio para ajudar o povo de Israel, seu servo, e não esqueceu da sua misericórdia.
55 Ele tem feito o que prometeu aos nossos antepassados, Abraão e aos que vêm da família dele, para sempre.
56 Maria permaneceu mais ou menos três meses na casa de Isabel e depois voltou para a sua casa.
57 Chegou a hora de Isabel ter o seu filho e ela deu à luz um menino. 58 Os vizinhos e a família dela ouviram como o Senhor tinha sido bondoso com ela e também ficaram felizes. 59 No oitavo dia, quando vieram para circuncidar o menino, queriam lhe dar o nome de Zacarias, como seu pai. 60 Porém a mãe dele disse: — Não. O nome do menino será João.
61 Então eles disseram a ela: — Mas ninguém tem esse nome na sua família!
62 Então, por meio de sinais, perguntaram ao pai do menino que nome ele queria que lhe dessem. 63 Zacarias pediu uma tabuinha de escrever e, para surpresa de todos, escreveu: “O seu nome é João”. 64 Nesse mesmo instante a sua língua ficou solta, a sua boca se abriu e Zacarias começou a falar e a louvar a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram impressionados e por todos os montes da Judeia as pessoas falavam destas coisas. 66 Todos os que ouviam estas coisas, meditavam nisto e diziam: — Quem virá a ser esta criança? (Pois era evidente que o poder do Senhor estava sobre ela.)
67 Então Zacarias, pai de João, cheio do Espírito Santo, profetizou:
68 — Louvado seja o Senhor, Deus de Israel, porque ele veio para ajudar e dar liberdade ao seu povo.
69 E nos deu um poderoso Salvador, nascido da família do seu servo Davi.
70 Já faz muito tempo que Deus prometeu todas essas coisas por meio dos seus profetas.
71 Ele prometeu nos salvar dos nossos inimigos e do poder de todos os que nos odeiam.
72 Ele prometeu que ia mostrar misericórdia para com os nossos pais e se lembrar da sua santa aliança.
73 Ele prometeu a nosso pai Abraão que nos livraria do poder dos nossos inimigos, para que assim nós pudéssemos servir a Deus sem medo.
75 Ele fez isso para sermos santos e justos diante dele por todos os dias da nossa vida.
76 E você, menino, será chamado profeta do Altíssimo, porque irá à frente do Senhor, para lhe preparar o caminho.
77 Você vai anunciar ao seu povo a salvação que vem por meio do perdão dos pecados.
78 Isto acontecerá porque o nosso Deus é bondoso e cheio de misericórdia. E a luz de um novo dia virá dos céus e brilhará sobre nós.
79 E essa luz iluminará a todos que vivem na escuridão, na sombra da morte, e guiará os nossos passos no caminho da paz.
80 O menino crescia e se fortalecia no espírito. Ele viveu no deserto até o dia em que se apresentou ao povo de Israel.