O pecado e o perdão

(Mt 18.6-7,21-22; Mc 9.42)

1 Jesus disse aos seus discípulos: — Sempre vão acontecer coisas que farão com que as pessoas pequem; mas ai daquele que as provoca!

2 Seria melhor para ele ser jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada no pescoço, do que fazer com que um dos meus seguidores, mesmo o mais vulnerável, peque. 3 Tenham cuidado! Se o seu irmão pecar contra você, repreenda-o; e se ele mudar o seu comportamento, perdoe-lhe. 4 E, se o seu irmão pecar contra você sete vezes no mesmo dia, e, se todas as sete vezes ele vier e disser: “Mudarei o meu comportamento”, perdoe-lhe.

A fé

5 Então os apóstolos disseram ao Senhor: — Por favor, aumente a nossa fé.

6 E o Senhor lhes disse: — Se a sua fé fosse do tamanho de uma semente de mostarda, poderiam dizer a esta árvore: “Arranque-se daqui com raiz e tudo e plante-se no mar” e ela lhes obedeceria.

Estar dispostos a servir

7 — Suponhamos que você tenha um servo que trabalhe na lavoura ou que cuide de ovelhas. Quando ele volta do trabalho, será que você vai lhe dizer: “Venha depressa e sente-se para comer”? Claro que não! 8 Você vai lhe dizer: “Prepare o meu jantar, ponha o seu avental e me sirva, enquanto eu como e bebo. Depois você pode comer e beber”. 9 Você não vai agradecer ao seu servo por fazer o que você mandou. 10 O mesmo acontece com vocês. Depois de fazerem tudo o que lhes foi ordenado fazer, devem dizer: “Somos servos e não merecemos ser elogiados, pois fizemos somente o nosso dever”.

Jesus cura dez leprosos

11 Em seu caminho para Jerusalém, Jesus passou pelo meio da Galileia e Samaria. 12 Quando se aproximava de uma vila, dez homens com lepra foram ao seu encontro. Eles pararam a certa distância 13 e gritaram: — Jesus, Mestre, por favor, nos ajude!

14 Quando Jesus os viu, disse: — Vão e apresentem-se aos sacerdotes. Enquanto eles estavam indo, ficaram curados.

15 Um deles, porém, quando percebeu que estava curado, retornou louvando a Deus em voz alta. 16 E se ajoelhou aos pés de Jesus, e lhe agradeceu. Ele era samaritano. 17 Jesus lhe perguntou: — Não foram dez os homens que foram curados? Onde estão os outros nove?

18 Nenhum deles retornou para dar graças a Deus a não ser este estrangeiro?

19 Então Jesus disse ao homem: — Levante-se e vá embora. Você está curado porque acreditou.

A vinda do reino

(Mt 24.23-28,37-41)

20 Uma vez, quando os fariseus lhe perguntaram quando viria o reino de Deus, ele lhes respondeu: — O reino de Deus não vem de maneira visível.

21 Nem ninguém poderá dizer: “Está aqui!” ou “está ali!”, porque o reino de Deus está dentro de vocês.

22 Jesus disse aos seus discípulos: — Dias virão em que vocês desejarão participar da glória do Filho do Homem quando ele voltar, mas não poderão.

23 Então muitos dirão a vocês: “Aqui está ele!” ou “Lá está ele!” Mas não vão nem os sigam! 24 Pois, assim como um relâmpago brilha e ilumina o céu de um lado a outro, assim também será no dia em que o Filho do Homem voltar. 25 Mas, antes disso, ele tem que sofrer muitas coisas e tem que ser rejeitado por esta geração. 26 Pois assim como aconteceu nos dias de Noé, também acontecerá quando o Filho do Homem voltar: 27 Eles comiam e bebiam; os homens se casavam e as mulheres eram dadas em casamento; tudo isso até o dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio e destruiu a todos. 28 Acontecerá a mesma coisa que aconteceu no tempo de Ló: Todos comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29 Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu e destruiu a todos. 30 Assim será no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31 Nesse dia, aquele que estiver no telhado e tiver as suas coisas em casa, não entre para ir buscá-las. Assim também, aquele que estiver no campo, não volte para casa. 32 Lembrem-se da mulher de Ló! 33 Quem tentar salvar a sua vida, irá perdê-la; e quem perder a sua vida, irá salvá-la. 34 Eu lhes digo uma coisa: Naquela noite, duas pessoas estarão numa cama; uma será levada e a outra, deixada. 35 Duas mulheres estarão moendo trigo juntas; uma será tirada e a outra, deixada. 36

37 Os discípulos, então, lhe perguntaram: — Senhor, onde vai acontecer isto? E Jesus lhes disse: — Onde estiver o morto, ali se ajuntarão os urubus.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS