A missão dos doze apóstolos

(Mc 3.13-19; 6.7-13; Lc 6.12-16; 9.1-6)

1 Jesus chamou os seus doze discípulos e lhes deu poder tanto para expulsarem demônios como para curarem toda espécie de enfermidade. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: Simão, também chamado Pedro, e André, seu irmão; os irmãos Tiago e João, filhos de Zebedeu;

3 Filipe; Bartolomeu; Tomé; Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu; Tadeu;

4 Simão, que pertencia ao grupo dos zelotes; e Judas Iscariotes, que traiu Jesus.

5 Jesus enviou estes doze homens com a seguinte ordem: — Não entrem em nenhuma cidade cujo povo não seja judeu, nem em nenhuma das cidades dos samaritanos.

6 Ao invés disso, procurem as pessoas da nação de Israel, que são como ovelhas perdidas. 7 Vão e proclamem esta mensagem: “O reino de Deus está próximo!” 8 Curem os leprosos e os outros doentes, ressuscitem os mortos e expulsem os demônios. Vocês receberam este poder de graça, portanto façam tudo isso de graça. 9 Vocês não devem levar nenhum dinheiro, nem ouro, nem prata, nem cobre; 10 e nem sacola de viagem. Também não devem levar nem roupas extras, nem sandálias, nem cajado. Digo isto porque todo trabalhador merece receber o seu alimento.

11 — Quando vocês chegarem a uma cidade ou a uma vila, procurem uma pessoa de confiança e fiquem com ela até a hora de irem embora. 12 Quando vocês entrarem numa casa, cumprimentem as pessoas. 13 Se as pessoas da casa forem dignas, que a paz que vocês desejarem a elas ao cumprimentá-las permaneça sobre elas. Mas se não forem dignas, que a sua paz volte para vocês. 14 Se alguma casa ou alguma cidade se recusar a recebê-los ou a ouvir o que vocês têm para dizer, então saiam de lá. E quando vocês estiverem indo embora, sacudam a poeira das suas sandálias. 15 Digo a verdade a vocês: No Dia do Julgamento haverá mais tolerância para com o povo das cidades de Sodoma e de Gomorra do que para com as pessoas daquela cidade.

Aviso aos discípulos

(Mc 13.9-13; Lc 21.12-17)

16 — Escutem, eu estou enviando vocês como ovelhas para o meio de lobos. Sejam, portanto, espertos como cobras e simples como pombas. 17 Tenham cuidado com as pessoas, pois elas vão levá-los aos tribunais e vão chicoteá-los nas sinagogas deles. 18 Vocês serão levados para serem julgados diante de governadores e de reis por minha causa, e lá vocês terão oportunidade de testemunhar tanto aos judeus como também aos que não são judeus. 19 Quando forem presos, não se preocupem nem com “o que” vocês vão falar nem com “a maneira pela qual” vocês vão falar. Quando chegar a hora certa, lhes será dito o que vocês devem falar. 20 Lembrem-se de que não serão vocês que estarão falando, e sim o Espírito do Pai é que estará falando por intermédio de vocês.

21 — Algumas pessoas entregarão seus próprios irmãos para serem mortos e outras entregarão seus próprios filhos. Filhos se voltarão contra seus pais e os matarão. 22 Vocês serão odiados por todos por causa do meu nome, mas aquele que permanecer firme até o fim será salvo. 23 Quando vocês estiverem sendo perseguidos numa cidade, fujam para outra, pois eu lhes digo que o Filho do Homem voltará antes que vocês consigam percorrer todas as cidades de Israel.

24 — Nenhum discípulo é mais importante do que o seu mestre, nem nenhum escravo é mais importante do que o seu senhor. 25 O discípulo deve ficar satisfeito em ser como o seu mestre e o escravo em ser como o seu senhor. Se até mesmo o chefe da família é chamado de Belzebu, o que então não falarão dos membros da família?

Temam a Deus e não aos homens

(Lc 12.2-7)

26 — Não tenham medo daqueles homens, pois não há nada que esteja oculto e que não venha a ser revelado, nem nada que esteja escondido que não seja descoberto. 27 Eu quero que vocês digam à luz do dia o que estou dizendo às escuras e que gritem em voz alta o que estou dizendo em particular. 28 Não tenham medo daqueles que podem matar o corpo, mas não podem matar a alma. Mas antes, tenham medo daquele que pode destruir no inferno tanto a alma como o corpo. 29 Vocês podem comprar dois pardais com pouco dinheiro, mas nem um só deles cai no chão sem a permissão do Pai de vocês. 30 Até mesmo os fios de cabelo das suas cabeças estão contados! 31 Por isso, não tenham medo. Vocês valem muito mais do que muitos pardais.

Afirmar e negar a Cristo

(Lc 12.8-9)

32 Se alguém afirmar publicamente ser meu seguidor, então eu também afirmarei diante de meu Pai que está no céu que tal pessoa é meu seguidor. 33 Mas aquele que me negar publicamente, eu também o negarei diante de meu Pai que está no céu.

Divisões por causa de Jesus

(Lc 12.51-53; 14.26-27)

34 — Não pensem que vim trazer paz ao mundo. Não vim trazer paz, mas sim conflito. 35 Eu vim para fazer com que estas coisas aconteçam: “O filho ficará contra o seu pai, a filha ficará contra a sua mãe, a nora ficará contra a sua sogra

36 e os inimigos de uma pessoa serão os da sua própria família”.

37 — Quem ama a seu pai ou a sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim; e quem ama a seu filho ou a sua filha mais do que a mim, não é digno de mim. 38 Quem não tomar a sua cruz e me seguir, não é digno de mim. 39 Aquele que quiser salvar a sua vida, irá perdê-la; mas aquele que perder sua vida por minha causa, irá salvá-la.

Recompensas por seguir a Cristo

(Mc 9.41)

40 — Quem recebe a vocês, recebe também a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou. 41 Quem recebe um profeta pelo fato de ele ser profeta, receberá a recompensa que Deus dá a um profeta. Quem recebe a um homem justo pelo fato de ele ser justo, receberá a recompensa que Deus dá a uma pessoa justa. 42 E lhes digo também isto: Qualquer pessoa que der mesmo que seja um copo de água fria a qualquer um destes pequeninos, que são meus seguidores, por causa do meu nome, sem dúvida que também receberá a sua recompensa.

×
App Bíblia Sagrada
App da Bíblia Grátis
⭐⭐⭐⭐⭐ Android / iOS